Servidores voltam à pauta do Legislativo com plano de carreiras

De acordo com o líder do governo Guto Garcia, o atual PCCV está obsoleto
 O requerimento de Guto Garcia (PDT) propondo ao Executivo um novo Plano de Cargos Carreiras e Vencimentos (PCCV) foi aprovado nesta quarta-feira (12) na Câmara de Macaé. “As pessoas confundem reajuste com progressão na carreira dos servidores”, disse líder do governo e autor da proposição. No dia 4 de maio, a categoria tinha sido tema de votação e debate na Casa.
Segundo Guto, o plano deveria ser elaborado por uma comissão com representantes da Câmara e do governo. “O PCCV atual é de 20 anos atrás e está obsoleto”. Professor Michel (Patriota) ponderou que não basta ter um bom plano. “É preciso que seja cumprido. Temos um para os trabalhadores da educação mas não é colocado em prática”.
Paulo Paes (Democratas) frisou a importância da participação de vereadores. “Precisamos evitar que alguns setores sejam excluídos. E teremos que corrigir muitas injustiças”. José Prestes (PTB) disse que a administração anterior teve oito anos e todas as condições para apresentar um plano e nada fez. Amaro Luiz (PRTB) continuou: “E foram oito anos de orçamentos robustos”.
O requerimento é um dos tipos de matérias votadas na Câmara e não tem força de lei. Quando aprovado, é enviado ao Executivo com solicitação de estudo sobre o tema proposto.
Estação ferroviária e pacientes de hemodiálise
Também teve apoio de todos a proposição de Tico Jardim (Pros) sugerindo restauração de estação ferroviária de Glicério. “O espaço está fechado desde 2018 e tem um valor histórico”, justificou. Thales Coutinho (Podemos), ex-secretário da Cultura disse que apresentou projeto para o local. “Mas como a estação pertence à União, é preciso transferi-la ao município para executar”.
Rond Macaé foi o autor de outro dos requerimentos aceitos por unanimidade. “Estamos solicitando à Secretaria de Saúde informações sobre quais são os pacientes de hemodiálise atendidos em outros municípios e se há possibilidade de ampliar o atendimento”.
Regularização de imóveis
Após emendas no sentido de ampliar os beneficiários e os prazos para requisição de alvarás, os parlamentares aprovaram o Projeto de Lei Complementar 003/2021, do Executivo, sobre a Mais Valia, que desburocratiza a regularização de imóveis. “Os prazos foram estendidos, pois a Secretaria de Urbanismo está com pessoal reduzido devido à pandemia”, explicou Luciano Diniz (Cidadania).

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.