Pular para o conteúdo
Degradê com CSS
Degradê com CSS

Sessão marca final do mandato dos parlamentares juvenis

Em 2019, haverá processo eleitoral nas escolas do município para escolha dos novos vereadores.

O mandato dos atuais parlamentares juvenis da Câmara Municipal de Macaé foi encerrado nesta terça-feira (11). Durante o encontro, os estudantes fizeram um balanço sobre os trabalhos desenvolvidos nos últimos dois anos e a importância da atuação do jovem na política para fortalecer a democracia. No ano que vem, eleições serão realizadas para definir os novos participantes.
Foram aprovados requerimentos e indicações para que a prefeitura execute obras de infraestrutura em diversas escolas, além de incentivo para projetos culturais e de preservação do meio ambiente. Posteriormente, as propostas dos alunos poderão servir de base para pedidos oficiais dos vereadores.
A presidente Clara Michele Ferreira comemorou a oportunidade de ter sido eleita para participar do projeto. “Sempre achei a política muito importante, mas foi aqui que aprendi a importância dos poderes e a entender que, sim, podemos fazer a diferença. Na minha escola, muitos estão motivados a participar da próxima eleição”, disse.
Além de ter atuado como primeira-secretária, Ana Carolina de Oliveira teve um mandato marcado por discursos pelo empoderamento, respeito e pela igualdade de gênero. “A nossa voz aqui é em defesa de muitas mulheres que são vítimas diariamente de todo tipo de violência. Seguiremos lutando pela igualdade e pelo respeito”, frisou.
O vereador Marcel Silvano (PT) acompanhou a sessão e foi convidado a participar do ato. Ele valorizou e agradeceu o empenho dos estudantes no projeto. “Os últimos dois anos foram de grande aprendizado e de exercício da cidadania. Os jovens aqui presentes já são realidade e nos dão esperança diante do tamanho retrocesso que enfrentamos no país.”
Todos os parlamentares da Câmara Juvenil foram escolhidos por votação nas unidades escolares do município.

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.