Na manhã desta terça-feira (17), foram aprovados dois Projetos de Lei (PLs) que instituem políticas públicas para artesãos e dependentes químicos, na Câmara Municipal de Macaé. O PL 31/2025 é da vereadora Leandra Lopes (PT) e propõe o fomento da atividade de artesanato na cidade. Já o PL 31/2025, de Cesinha (Cidadania), cria o programa ‘Reviver” para dependentes químicos. Ambas as propostas ainda precisam ser sancionadas pelo prefeito Welberth Rezende (Cidadania) para entrar em vigor.
Fomento ao artesanato
Leandra falou da invisibilidade dos trabalhadores manuais, que contribuem para o desenvolvimento cultural e econômico da cidade sem o reconhecimento devido. “Precisamos dar atenção para essa classe e incentivar a economia solidária, que sustenta inúmeras famílias macaenses”, declarou.
Tico Jardim (Cidadania) lembrou os artesãos do Sana, que resistem no ofício mesmo sem suporte do poder público. “O que eles fazem é arte, é cultura, passada de geração a geração. Mas se não houver políticas públicas de estímulo, elas desaparecerão”.
Combate à dependência química
Sobre o Programa Reviver, Cesinha explicou que é voltado ao acolhimento, tratamento, prevenção, recuperação e reinserção social e econômica de dependentes químicos. “Viemos discutindo o crescimento dessa população que, muitas vezes, vai parar nas ruas por falta de meios para lidar com a situação. “Não é fácil deixar o vício. É preciso apoio e propostas que favoreçam os vulneráveis”, disse.
Rond Macaé (PSDB) pediu a retomada do programa ‘Volta para Casa’, que oferecia suporte logístico e financeiro para pessoas em situação de vulnerabilidade social retornarem às suas cidades de origem e famílias. “Essas pessoas precisam de ajuda. Sozinhas é difícil conseguir deixar a dependência química”.