Comissão vai à Alerj contra projeto que altera tributação da indústria do petróleo

A Câmara Municipal de Macaé enviará uma comitiva à Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) para discutir o Projeto de Lei (PL) 3.660/17. A proposta, que altera o Regime Aduaneiro Especial de Exportação e Importação (Repetro), pode causar impactos negativos na Bacia de Campos. É o que afirmam os representantes da categoria que estiveram presentes na sessão desta terça-feira (13), a convite do vereador Maxwell Vaz (SD).
O PL é de autoria do presidente interino da Alerj, André Ciciliano (PT), e visa restringir os benefícios fiscais para a importação de bens e mercadorias apenas na fase exploratória de petróleo e gás, excluindo atividades de pesquisa e produção. O Repetro existe desde 1999 e, no ano passado, foi prorrogado pelo Governo Federal até 2040, deixando para os estados a decisão de aderirem ou não ao convênio.
O projeto já recebeu parecer favorável de comissões, como a de Tributação, e está programado para entrar na pauta de votações ainda neste mês. De acordo com o secretário da International Association of Drilling Contractors (IADC) no Brasil, Leandro Luzone, São Paulo já aderiu integralmente ao convênio e o Espírito Santo segue no mesmo sentido.
“O Rio de Janeiro deixará de ser competitivo em relação aos outros estados e poderá perder muito. A produção no estado está em declínio e não será atrativo para as empresas investir aqui. Em um curto prazo, o governo arrecadará mais. Contudo, haverá um problema fiscal ainda mais grave porque os negócios migrarão para os centros que mantiverem o Repetro”, alertou.
Luzone também entregou aos vereadores a defesa apresentada pelo IADC e pediu apoio à causa. Imediatamente, Maxwell Vaz fez a proposta ao presidente, Eduardo Cardoso (PPS), para que a Casa enviasse representantes com o propósito de conversar com os deputados, na capital.
Assim, ficou estabelecido que a Comissão de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, composta pelo presidente Márcio Bittencourt (PMDB), Maxwell, como relator, e o titular Nilton César Pereira Moreira (Pros), o Cesinha, irá à Alerj nesta quinta-feira (15). Reuniões com os parlamentares estaduais já estão confirmadas.
Vereadores reforçam preocupação com o PL
O Rio de Janeiro, assim como o país, enfrenta uma grave crise econômica e a queda na cadeia do petróleo é um fator que pesa ainda mais nas contas do governo estadual. Para Eduardo Cardoso, caso o projeto de André Ciciliano seja aprovado, o cenário tende a piorar. “A Câmara está honrada em ter um debate desta importância e estará unida para defender o setor”, acrescentou.

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.