Plenário aprova projetos de prevenção na área da saúde

A Câmara Municipal de Macaé aprovou, nesta terça-feira (13), uma série de projetos de lei, de Márcio Bittencourt (PMDB), visando à prevenção na área da saúde e ao bem-estar dos pacientes. Todos foram aprovados por unanimidade, exceto o que previa a Patrulha da Vacina, uma checagem das carteiras de vacinação das crianças nas escolas para verificar se faltam aplicações e realizá-las.
“No caso de uma enchente como a destes últimos dias ocorrer no futuro, teríamos muito menos risco de tétano, por exemplo”, justificou Marcio. Júlio César de Barros (PMDB), o Julinho do Aeroporto, questionou: “A matéria é inconstitucional e teve parecer negativo dos nossos assessores jurídicos”. Após pronunciamentos favoráveis e contrários, o plenário aprovou com 8 votos favoráveis e duas abstenções.
As outras proposições foram para a criação da Carteira do Doente Crônico, facilitando identificação e considerações especiais aos portadores, e de várias datas de campanhas preventivas: Dia de Atenção ao Doente Crônico, Mês de Combate ao Suicídio, Mês de Combate ao Câncer de Pele e Dia de Combate ao Câncer de Próstata.
O vereador Maxwell Vaz (SD) apoiou as iniciativas, mas criticou os serviços de saúde. “De que adianta conscientizar as pessoas se elas vão encontrar tantas dificuldades e demorar tanto para realizarem exames?”. Luiz Fernando Pessanha (Avante), Marvel Maillet (Rede) e o presidente, Eduardo Cardoso (PPS), discursaram com a mesma argumentação.
“O que sustentamos é que só a realização de alguns exames mais simples, que não são tão difíceis de serem realizados, já será de grande resultado na prevenção”, respondeu Marcio.

Últimas Notícias

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.