Pedofilia é tema de audiência na Câmara

O doloroso tema da pedofilia foi abordado em audiência pública realizada na noite desta quinta-feira (31), na Câmara Municipal de Macaé, solicitada e presidida por Júlio César de Barros (PMDB), o Julinho do Aeroporto. “As informações reunidas aqui resultarão numa carta de intenções que será levada ao prefeito”, afirmou.
Participaram autoridades e representantes de órgãos e entidades que combatem a violência sexual contra crianças e adolescentes em Macaé, Conceição de Macabu e Carapebus. Também esteve presente o promotor de justiça de Minas Gerais, Carlos José Fortes, que mantém o site www.todosconttraapedofilia.ning.com. Ele viaja pelo Brasil divulgando a causa e contribuiu com a legislação nacional que combate a pedofilia.
“A Constituição, no artigo 227, garante prioridade absoluta para a proteção à criança”, disse Fortes, que apresentou slides com informações, imagens e relatos de situações de grande impacto sobre a crueldade contra os pequenos. “Geralmente, temos a impressão de que tudo isso acontece apenas entre pessoas menos favorecidas, mas ocorre da mesma forma com gente muito rica e estudada”, alertou.
Segundo o promotor, os criminosos são na maioria homens, mas há casos envolvendo mulheres, principalmente, no agenciamento de crianças para a exploração sexual. Casos chocantes foram cidados também por outros participantes da audiência. “Temos situações relatadas em 30% das famílias que atendemos”, disse a secretária de Assistência Social de Conceição de Macabu, Marília Bastos Nunes.
Dados de Macaé
O delegado da 123ª DP, Filipi Poeys, apresentou dados de Macaé. Em 2016 e 2017, a polícia registrou 48 casos, 34 de meninas, 14 de meninos, de um a 17 anos. Os crimes foram cometidos principalmente por padrastos, seguidos de amigos, primos, professores/funcionários da escola, vizinhos, namorados da mãe e pelos próprios pais. “Não temos na cidade uma política de proteção eficiente às crianças, além do Conselho Tutelar”, concluiu.
Vários participantes lamentaram a ausência de representantes das secretarias macaenses como a de Saúde e Educação. A secretária municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Tatiana Pires, que já foi conselheira tutelar, compareceu. O evento contou ainda com Valdemir da Silva Souza (PHS), o Val Barbeiro, e José Queiróz dos Santos Neto (PTC), o Neto Macaé, além do vereador de Conceição de Macabu, Guta Barbosa (PTB).
 

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.