Presidência faz balanço do primeiro mês de gestão

De acordo com Cesinha, pandemia é o maior desafio a ser vencido

Há quase um mês, a nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Macaé trabalha para avançar os trabalhos, mesmo com as limitações impostas pela pandemia. Por isso, o recesso parlamentar não significou a paralisação das atividades. Assim que assumiu a presidência, Cesinha (Pros) adotou medidas que geraram economia e mais celeridade aos processos.
Logo nos primeiros dias de janeiro, os vereadores anteciparam a definição das comissões permanentes, uma das bases do Legislativo. Na sequência, também houve consenso sobre o corte salarial dos cargos comissionados, em 10%, até o final do primeiro trimestre. Como o Executivo estimou queda no orçamento, o repasse para a Câmara será, consequentemente, menor do que nos anos anteriores.
“A realidade econômica de Macaé nos impõe enormes desafios. Como presidente, trabalho para que o Legislativo construa pontes e dialogue cada vez mais com a sociedade. Precisamos estar atentos às necessidades da população, além de apoiar iniciativas que gerem emprego e renda. Assim, voltaremos a crescer”, disse Cesinha.
Em acordo com os protocolos de segurança vigentes, os vereadores ainda promoveram reuniões para tratar de temas como educação, saúde e segurança pública.
Inclusão social
Após receber membros do grupo Motivados Pelo Autismo – Macaé (Mopam), a Câmara voltou a se reunir com representantes do Executivo, nesta quinta-feira (28), para discutir avanços nas políticas inclusivas.  Uma das propostas é agilizar o processo para emitir a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), além da elaborar cartilhas informativas e adesivos de prioridade para veículos.
Cesinha, ao lado de Tico Jardim (Pros) também solicitou que o governo estude uma forma adesivar repartições públicas com o símbolo do autismo, alertando sobre a prioridade em serviços e atendimentos.
O encontro serviu, ainda, para discutir com o secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz Ferreira Neto, melhorias para o trânsito. “Hoje, vemos que muitas oportunidades não são concretizadas por falta de infraestrutura adequada. A Região Serrana, por exemplo, tem grande potencial turístico, mas as estradas são péssimas”, disse Cesinha.
Atividades internas
A Procuradoria da Câmara formou uma equipe de servidores para atualizar o Regimento Interno (RI), que estabelece o conjunto de regras e funcionamento das atividades legislativas, bem como dos mandatos parlamentares. Nos últimos anos, diversas emendas foram incluídas no texto original e o objetivo é unificar o documento. Posteriormente, haverá uma análise para a reforma do conteúdo.
Dos atuais 17 vereadores, somente 5 estavam na legislatura passada. Com a chegada dos novos servidores, a Secretaria vem prestando o suporte necessário aos gabinetes, principalmente para a utilização do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL). Nele, os interessados podem acompanhar, em tempo real, a tramitação e o conteúdo de todas as propostas a serem discutidas e votadas no plenário.
Agenda
A primeira sessão ordinária da 52ª Legislatura (2021-2024) acontece no dia 2 de fevereiro, às 10h. Em acordo com o Regimento Interno, os encontros são fixados todas as terças e quartas-feiras, no mesmo horário.
Por medida de segurança, o ato será realizado em videoconferência e com transmissão simultânea no Youtube (canal Câmara de Macaé). Outra forma de acompanhar é diretamente no link: https://www.cmmacae.rj.gov.br/tv-camara/.
Fale com o seu vereador
Com os atendimentos presenciais ainda restritos, o Legislativo orienta que o cidadão busque o contato com os parlamentares no site oficial. É possível enviar solicitações por meio de formulários digitais, incluindo o anexo de arquivos, imagens ou vídeos no endereço: https://www.cmmacae.rj.gov.br/vereadores/ (na Galeria, clicar no vereador com quem deseja contato).

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Clique aqui para ter acesso à Resolução nº 1965/2016, que regulamenta a aplicação, no âmbito da Câmara Municipal de Macaé, da Lei Federal nº 12.527 e dá outras providências.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.