Pular para o conteúdo
♿ Acessibilidade:
Degradê com CSS
Degradê com CSS

Confira os destaques da sessão desta quarta-feira (11)

Vetos a projetos de Iza estavam entre as proposições da Ordem do Dia
 A Câmara de Macaé deliberou nesta quarta-feira (11) sobre vetos do Executivo a Projetos de Lei (PL) de Iza Vicente (Rede). No caso do PL do Programa de Acolhimento de Mulheres Vítimas de Violência, o motivo para vetar era por criar despesas para o orçamento, o que é proibido ao Legislativo.
“A administração gasta R$ 180 mil por mês com aluguel de hotéis e nenhum desses é usado para acolher mulheres vítimas de violência”, disse a autora. O líder do governo Guto Garcia (PDT) solicitou a retirada do projeto. “Vou pedir que o prefeito Welberth Rezende (Cidadania) reavalie”, afirmou, após defesa feita por Iza.
O segundo projeto teve veto aprovado por todo o plenário, com exceção da vereadora. Ele criava o “Plano de Resiliência Carlos Lécio de Oliveira”, uma ampla proposta para fazer do município, até 2025, referência em mobilidade urbana, acesso à terra, segurança contra calamidades, cultura de paz, e sustentabilidade. Não houve discussão.
Entre as proposições de Iza aprovadas, destacou-se o requerimento sobre o posto de saúde do Lagomar. “Ele não dá cobertura a algumas ruas. Quero saber do Executivo qual o motivo”. Edson Chiquini (PSD) disse que muitos moradores do bairro têm que procurar atendimento no Aeroporto. Paulista (Podemos) apoiou: “Isso também ocorre no Nova Esperança”.
Doação de sangue e medula óssea
Foi aprovado ainda o PL, apresentado por George Jardim (PSDB) e Reginaldo do Hospital (Podemos), que prevê o atendimento prioritário a doadores de sangue e medula óssea em repartições públicas, hospitais, agências bancárias, casas lotéricas, supermercados e locais de eventos culturais.
“O Brasil tem 1,6 doadores de sangue para cada 1 mil habitantes. E apenas 25% dos que precisam de medula dispõem de doador ideal, na família”, informou George. “Nós valorizamos o voluntariado, mas queremos dar um incentivo, pois sabemos o que esses pacientes sofrem”, defendeu Reginaldo.

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.