A Câmara de Macaé começou, na tarde desta segunda-feira (27), a disponibilizar tradução em Libras nas sessões, audiências e outros atos. A estreia do serviço foi durante a audiência pública, em ambiente virtual, na qual as secretarias do Planejamento, da Fazenda, e a Controladoria do município apresentaram as contas do Executivo no segundo quadrimestre de 2021.
O anúncio já havia sido feito pelo presidente Cesinha (Pros) na sessão do dia 22 de agosto. “Queremos dar acessibilidade para que todos os cidadãos acompanhem e participem dos debates e decisões que acontecem no Legislativo”. Os profissionais, pelo menos dois em cada evento, revezam-se no serviço, em períodos de 20 a 30 minutos.
Além dessa, às 14h, outras duas audiências contaram com tradutores nesta segunda. Uma, às 15h, da Secretaria da Saúde, também apresentando contas do segundo quadrimestre. E outra, logo mais, às 18h, sobre a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 32 que, entre outros itens, restringe a estabilidade do funcionalismo público.
Outros meios de acessibilidade
A novidade amplia a política de acessibilidade da Câmara. No site do Legislativo, pessoas com deficiência visual podem alterar o texto para leitura em sete opções, como aumento do tamanho das letras e inversão de cores. Além disso, as matérias podem ser ouvidas. No canal da Casa no YouTube, legendas automáticas possibilitam o acompanhamento de pessoas com problemas de audição.