Pular para o conteúdo

Chuvas: Pessoas em vulnerabilidade social são as mais prejudicadas

Audiência evidenciou a necessidade de áreas verdes para absorver as águas (Foto: Ivana Gravina)
[responsivevoice voice="Brazilian Portuguese Female" buttontext="Ouvir"]

Na noite desta terça-feira (10), Iza Vicente (Rede) presidiu, na sede antiga da Câmara de Macaé, uma audiência para avaliar os trabalhos acerca das consequênciasdas fortes chuvas que atingiram a cidade recentemente. Participaram representantes do Ministério Público (MP), secretarias, acadêmicos e população. Iza frisou as demandas das pessoas em vulnerabilidade social.

“Com as mudanças climáticas, esses fenômenos acontecerão cada vez mais e os mais impactados serão sempre os bairros populares, o que define também um recorte de raça das pessoas”, afirmou a parlamentar. A ativista Amanda Machado disse que 32 famílias de uma invasão no Bosque Azul não foram socorridas imediatamente. A defensora pública Karine Terra completou que o MP precisou intervir, para que fossem tomadas providências.

A professora Maria Gertrudes Justi, do Laboratório de Meteorologia (Lamet) no campus local da Uenf, explicou que ciclones no oceano impedem que nuvens vão para o mar, fazendo as chuvas caírem sobre a cidade, entre outras causas. Ela mencionou o trabalho já reconhecido do Lamet, mas disse que não é suficiente. “Precisamos da colaboração de outras universidades que atuam na região”. 

O secretário adjunto da Defesa Civil, Joseferson de Jesus, afirmou que iniciativas de prevenção ainda reduziram os impactos das intempéries, mas as ocorrências surpreenderam. “Trabalhamos com 800 registros por ano, e só em dezembro tivemos 1.713”. Segundo ele, foram 1.386 famílias afetadas, sendo que 147 perderam suas casas e 86 saíram, mas puderam voltar depois, perdendo utensílios domésticos.

Macrodrenagem

O pesquisador do Instituto da Biodiversidade e Sustentabilidade (Nupem/UFRJ), Rodrigo Mendes Martins, comentou as obras de macrodrenagem realizadas para solucionar os problemas. “Estamos investindo num modelo fracassado. Até quando conseguiremos fazer o escoamento? Precisamos, na verdade, manter e criar áreas verdes que possam absorver naturalmente as águas”.

Participaram ainda a professora do curso de Engenharia da UFRJ, e engenheira ambiental, Beatriz Becker, a secretária adjunta de Habitação, Ana Lúcia da Conceição, o de Obras, Felipe Pereira Bastos, e o secretário de Infraestrutura, Santiago Gomes, entre outros. Os vereadores Reginaldo do Hospital (Podemos), Tico Jardim (Solidariedade) e Rond Macaé (Patriota) também estiveram presentes.

Iza previu a realização de outras audiências sobre o tema. Cobrada por pessoas da plateia, prometeu convidar para as próximas representantes da secretaria do Meio Ambiente, da BRK e da Cedae.

Confira a íntegra da conferência no canal da Casa no YouTube:

Galeria de Fotos

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.