Na noite desta terça-feira (10), Iza Vicente (Rede) presidiu, na sede antiga da Câmara de Macaé, uma audiência para avaliar os trabalhos acerca das consequênciasdas fortes chuvas que atingiram a cidade recentemente. Participaram representantes do Ministério Público (MP), secretarias, acadêmicos e população. Iza frisou as demandas das pessoas em vulnerabilidade social.
“Com as mudanças climáticas, esses fenômenos acontecerão cada vez mais e os mais impactados serão sempre os bairros populares, o que define também um recorte de raça das pessoas”, afirmou a parlamentar. A ativista Amanda Machado disse que 32 famílias de uma invasão no Bosque Azul não foram socorridas imediatamente. A defensora pública Karine Terra completou que o MP precisou intervir, para que fossem tomadas providências.
A professora Maria Gertrudes Justi, do Laboratório de Meteorologia (Lamet) no campus local da Uenf, explicou que ciclones no oceano impedem que nuvens vão para o mar, fazendo as chuvas caírem sobre a cidade, entre outras causas. Ela mencionou o trabalho já reconhecido do Lamet, mas disse que não é suficiente. “Precisamos da colaboração de outras universidades que atuam na região”.
O secretário adjunto da Defesa Civil, Joseferson de Jesus, afirmou que iniciativas de prevenção ainda reduziram os impactos das intempéries, mas as ocorrências surpreenderam. “Trabalhamos com 800 registros por ano, e só em dezembro tivemos 1.713”. Segundo ele, foram 1.386 famílias afetadas, sendo que 147 perderam suas casas e 86 saíram, mas puderam voltar depois, perdendo utensílios domésticos.
Macrodrenagem
O pesquisador do Instituto da Biodiversidade e Sustentabilidade (Nupem/UFRJ), Rodrigo Mendes Martins, comentou as obras de macrodrenagem realizadas para solucionar os problemas. “Estamos investindo num modelo fracassado. Até quando conseguiremos fazer o escoamento? Precisamos, na verdade, manter e criar áreas verdes que possam absorver naturalmente as águas”.
Participaram ainda a professora do curso de Engenharia da UFRJ, e engenheira ambiental, Beatriz Becker, a secretária adjunta de Habitação, Ana Lúcia da Conceição, o de Obras, Felipe Pereira Bastos, e o secretário de Infraestrutura, Santiago Gomes, entre outros. Os vereadores Reginaldo do Hospital (Podemos), Tico Jardim (Solidariedade) e Rond Macaé (Patriota) também estiveram presentes.
Iza previu a realização de outras audiências sobre o tema. Cobrada por pessoas da plateia, prometeu convidar para as próximas representantes da secretaria do Meio Ambiente, da BRK e da Cedae.
Confira a íntegra da conferência no canal da Casa no YouTube: