Câmara de Macaé recebe segunda etapa do TCE Presente

Evento do TCE-RJ visa capacitar municípios da região na gestão pública (Foto: Tiago Ferreira)

Servidores e gestores de diversos municípios de Macaé e região participaram da segunda edição do TCE Presente, programa do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ). O evento aconteceu nesta quinta-feira (4), no Salão Nobre da Câmara Municipal de Macaé e teve como objetivo capacitar os envolvidos na gestão, a fim de garantir eficiência e transparência no uso dos recursos públicos.

A abertura foi feita pelo presidente do TCE-RJ, o conselheiro Rodrigo Melo do Nascimento, que ministrou a palestra ‘O TCE-RJ e o diálogo interinstitucional com os municípios’. “O Tribunal não precisa ser encarado como um bicho-papão, queremos ser parceiros no aprimoramento da gestão pública”.

Para isso, Rodrigo informou que estão investindo em tecnologia e qualificação profissional, além de ter sido criado um setor específico – o TCE pra Fora – para buscar o diálogo com prefeituras, Câmaras e outros órgãos públicos. “Queremos cumprir a nossa missão de fiscalizar, orientar e avaliar a gestão dos recursos atendendo aos interesses da sociedade”, reforçou.

Na sequência, o secretário-geral de Controle Externo do TCE-RJ, Oséias Santana, proferiu a palestra ‘Controle Externo por Políticas Públicas’, na qual destacou a modernização do método de controle que aconteceu a partir de 2017. “Até aquela época o Tribunal era um órgão punitivo. Desde então, passamos a mapear as políticas públicas e auxiliar o gestor a identificar as causas da prestação de serviços pouco eficientes. A partir desse trabalho, fazemos recomendações para aperfeiçoar a administração pública”.

O auditor de controle externo do TCE-RJ, Rafael Guedes, encerrou o evento com a palestra ‘Impacto da Nova Lei de Licitações e Contratos nas obras e serviços de engenharia’. “Reforçamos aqui o caráter pedagógico do Tribunal, sobretudo nessa área em que os responsáveis geralmente são engenheiros e podem cometer irregularidades por falta de conhecimento da jurisprudência”, alertou.

Escola de Contas e Gestão

A diretora geral da Escola de Contas e Gestão (ECG – TCE/RJ), Adriana Ramos, ainda fez uma apresentação dos cursos oferecidos: presenciais na sede do Rio de Janeiro, online e presenciais nos diversos municípios fluminenses. “É importante frisar que são todos gratuitos. A maior parte são de pequena e média duração, mas também oferecemos pós-graduação Lato sensu”.

Ela destacou que do dia 12 a 16 de junho, Macaé recebe um novo curso sobre a nova Lei de Licitações. “Convidamos a todos a participar, aqui ou on-line”, disse Adriana. Para conferir conteúdos e acompanhar a agenda de cursos, basta acessar o site da ECG.

Próximas edições

Após Teresópolis e Macaé, será a vez de Campos dos Goytacazes receber a próxima edição do polo Norte/Noroeste, em 17 de agosto. A região Sul Fluminense será contemplada em 28 de setembro, em Volta Redonda. Por fim, o TCE Presente se encerra em 23 de novembro, com os municípios da região Metropolitana.

Galeria de Fotos

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Clique aqui para ter acesso à Resolução nº 1965/2016, que regulamenta a aplicação, no âmbito da Câmara Municipal de Macaé, da Lei Federal nº 12.527 e dá outras providências.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.