Moradores da Virgem Santa cobram investimentos e melhorias na saúde

Projeto percorrerá bairros e distritos da cidade (Foto: Tiago Ferreira)

Com boa participação do público, a Câmara Itinerante retornou oficialmente na manhã deste sábado (6). A estrutura do Legislativo macaense foi para o bairro Virgem Santa, por solicitação do vereador Professor Michel (Patriota). Entre as principais cobranças, os moradores reivindicaram investimentos na infraestrutura e na saúde.

Ao abrir a edição, o presidente Cesinha (Solidariedade) frisou que a Câmara de Macaé percorrerá todos os bairros e distritos. “É conhecendo de perto os problemas que poderemos avançar. Por isso, espero contar com a presença de mais representantes do Executivo daqui para a frente”, disse.

Já Professor Michel falou sobre a importância do bairro. “A Virgem Santa está localizada em uma área estratégica, mas que não recebeu a atenção que merecia dos últimos gestores. Em 2022, destinei todas as minhas emendas impositivas ao orçamento para a urbanização do bairro. Sei que há muito a ser feito e o Legislativo cumpre seu papel quando está presente”.

Representante da Secretaria de Obras, Samantha Fragoso anunciou ao público que o governo já finalizou projetos para o bairro e que uma licitação para infraestrutura será publicada nos próximos dias. Cesinha sugeriu que todos os vereadores presentes formalizem um pedido para que a Estrada do Dique seja contemplada na obra. A iniciativa partiu após diversos moradores citarem os problemas do local.

Próximos bairros

Ao lado de Cesinha e Professor Michel, participaram os vereadores Iza Vicente (Rede), Rond Macaé (Patriota), Marlon Lima (PDT), Amaro Luiz (PRTB) e Reginaldo do Hospital (Podemos), além de representações da Cultura, Mobilidade Urbana e Políticas Energéticas.

Após a edição da Virgem da Santa, a Câmara Itinerante sobe a Serra. No dia 20 de maio, será no Trapiche e, no dia 3 de junho acontece na Bicuda Grande. Em seguida, no dia 17 de junho, estará na Barra de Macaé. No primeiro dia de julho, o projeto chega à Nova Holanda. Em breve, novas datas serão anunciadas.

O povo fala

Emocionada, Sirliane dos Santos falou sobre os problemas que ela e muitas pessoas enfrentam para ter acesso à rede pública de saúde. “A gente acorda de madrugada e vai para a fila no posto, mas nem sempre somos atendidos porque as fichas são poucas. E eu também estou há meses esperando para fazer um exame e nunca consigo. Por favor, olhem por nós.”

A vereadora Iza disse que a prefeitura fez um convênio recente com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para elaborar um levantamento completo de como está a saúde local. “Teremos uma grande oportunidade de promover mudanças para que a população tenha um serviço ágil e eficaz.”

Morador do bairro há 25 anos, Jorge Viana pediu maior atenção no asfaltamento que foi colocado em parte da Virgem Santa. “Os postes ficaram muito próximos da pista, gerando riscos de acidentes. Alguma coisa precisa ser feita”. Já Katia Bezerra disse que a falta de água no bairro é constante. Os vereadores prometeram cobrar posicionamento da Cedae.

Entre outras reivindicações, o público também citou atrasos e poucas linhas no transporte coletivo de ônibus, falta de creche e poucos eventos culturais.

Confira a íntegra da Câmara Itinerante:

Galeria de Fotos

Últimas Notícias

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Clique aqui para ter acesso à Resolução nº 1965/2016, que regulamenta a aplicação, no âmbito da Câmara Municipal de Macaé, da Lei Federal nº 12.527 e dá outras providências.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.