Moradores da Virgem Santa cobram investimentos e melhorias na saúde

Projeto percorrerá bairros e distritos da cidade (Foto: Tiago Ferreira)

Com boa participação do público, a Câmara Itinerante retornou oficialmente na manhã deste sábado (6). A estrutura do Legislativo macaense foi para o bairro Virgem Santa, por solicitação do vereador Professor Michel (Patriota). Entre as principais cobranças, os moradores reivindicaram investimentos na infraestrutura e na saúde.

Ao abrir a edição, o presidente Cesinha (Solidariedade) frisou que a Câmara de Macaé percorrerá todos os bairros e distritos. “É conhecendo de perto os problemas que poderemos avançar. Por isso, espero contar com a presença de mais representantes do Executivo daqui para a frente”, disse.

Já Professor Michel falou sobre a importância do bairro. “A Virgem Santa está localizada em uma área estratégica, mas que não recebeu a atenção que merecia dos últimos gestores. Em 2022, destinei todas as minhas emendas impositivas ao orçamento para a urbanização do bairro. Sei que há muito a ser feito e o Legislativo cumpre seu papel quando está presente”.

Representante da Secretaria de Obras, Samantha Fragoso anunciou ao público que o governo já finalizou projetos para o bairro e que uma licitação para infraestrutura será publicada nos próximos dias. Cesinha sugeriu que todos os vereadores presentes formalizem um pedido para que a Estrada do Dique seja contemplada na obra. A iniciativa partiu após diversos moradores citarem os problemas do local.

Próximos bairros

Ao lado de Cesinha e Professor Michel, participaram os vereadores Iza Vicente (Rede), Rond Macaé (Patriota), Marlon Lima (PDT), Amaro Luiz (PRTB) e Reginaldo do Hospital (Podemos), além de representações da Cultura, Mobilidade Urbana e Políticas Energéticas.

Após a edição da Virgem da Santa, a Câmara Itinerante sobe a Serra. No dia 20 de maio, será no Trapiche e, no dia 3 de junho acontece na Bicuda Grande. Em seguida, no dia 17 de junho, estará na Barra de Macaé. No primeiro dia de julho, o projeto chega à Nova Holanda. Em breve, novas datas serão anunciadas.

O povo fala

Emocionada, Sirliane dos Santos falou sobre os problemas que ela e muitas pessoas enfrentam para ter acesso à rede pública de saúde. “A gente acorda de madrugada e vai para a fila no posto, mas nem sempre somos atendidos porque as fichas são poucas. E eu também estou há meses esperando para fazer um exame e nunca consigo. Por favor, olhem por nós.”

A vereadora Iza disse que a prefeitura fez um convênio recente com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para elaborar um levantamento completo de como está a saúde local. “Teremos uma grande oportunidade de promover mudanças para que a população tenha um serviço ágil e eficaz.”

Morador do bairro há 25 anos, Jorge Viana pediu maior atenção no asfaltamento que foi colocado em parte da Virgem Santa. “Os postes ficaram muito próximos da pista, gerando riscos de acidentes. Alguma coisa precisa ser feita”. Já Katia Bezerra disse que a falta de água no bairro é constante. Os vereadores prometeram cobrar posicionamento da Cedae.

Entre outras reivindicações, o público também citou atrasos e poucas linhas no transporte coletivo de ônibus, falta de creche e poucos eventos culturais.

Confira a íntegra da Câmara Itinerante:

Galeria de Fotos

Últimas Notícias

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.