Pular para o conteúdo

Cepis pede apoio do Legislativo para manter atendimentos

Comunidade PcD quer destinação de recursos por meio de emendas parlamentares à LOA (Foto: Tiago Ferreira)
[responsivevoice voice="Brazilian Portuguese Female" buttontext="Ouvir"]

A presidente da ONG Cepis Juan Gabriel, Marina Frouche, esteve nesta quarta-feira (18), na Câmara Municipal de Macaé, para falar do trabalho realizado pela instituição. A apresentação foi feita durante o Grande Expediente da sessão e contou com a participação da equipe técnica e assistidos pelo Centro de Estimulação Precoce e Integração Sensorial (Cepis). Marina pediu apoio para a manutenção e ampliação dos atendimentos gratuitos às crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outros distúrbios.

Frouche solicitou que os vereadores destinem recursos para a ONG por meio das emendas impositivas ao orçamento municipal. O instrumento é usado pelos parlamentares para destinar recursos para determinadas obras, projetos ou instituições na Lei Orçamentária Anual (LOA). “Vocês podem nos ajudar a continuar esse trabalho divulgando ONG e destinando verba para as despesas fixas e as novas aquisições necessárias”.

Segundo Marina, a instituição precisa de um elevador externo para atender os cadeirantes e crianças com dificuldade de mobilidade. Ela também mencionou que faltam instrumentos para a sala de musicoterapia, uniformes para os assistidos e aparelhos de ar condicionado para toda a sede. “O verão está chegando e gostaríamos de oferecer uma condição melhor para quem utiliza nosso espaço”.

De acordo com Frouche, o Cepis é a primeira ONGde autismo da cidade e está regularizada e apta a receber subsídios governamentais. O presidente Cesinha (Solidariedade) informou que um projeto de lei do Executivo está sendo elaborado para tornar isso possível. Ele ainda fez um apelo aos demais vereadores para que destinem 10% das suas emendas impositivas para o atendimento às famílias de Pessoas com Deficiência (PcD).

Participação dos vereadores

Além de Cesinha, que lembrou as recentes conquistas para PcD na cidade, Reginaldo do Hospital (Podemos) parabenizou o trabalho realizado por todo o grupo de profissionais voluntários. George Jardim (PSDB) se comprometeu a destinar 50% da verba das suas emendas parlamentares à causa. E José Prestes (PTB) também prometeu ajudar.

Edson Chiquini (PSD) perguntou sobre o melhor tipo de escola (especializada em PcD ou regular) para atender o público infantil com TEA. “Acredito que com a preparação e o suporte adequado, crianças em diferentes níveis do espectro podem frequentar a escola regular”, respondeu Marina.

Atendimento à população

Fundado em 2019, o Cepis atua oferecendo avaliações terapêuticas gratuitas para o diagnóstico precoce de crianças com suspeita de TEA e tratamento para os casos confirmados até os 7 anos. “Somos os únicos a fazer isso na cidade com crianças com menos de 4 anos, já que o SUS só oferece atendimento a partir dessa idade. E a fila para conseguir tratamento é enorme”, esclareceu Marina.

A assistente social do Cepis, Thais Nara, enfatizou que a instituição funciona integralmente com voluntários e doações. As famílias que precisam de orientação e/ou tratamento podem fazer contato pelo WhatsApp (22) 99785-9229. “Damos apoio fornecendo também informações e orientação jurídica aos que se encontram em situação de vulnerabilidade social, a fim de solicitar auxílio”.

Quem quiser ser voluntário, conhecer a ONG ou fazer uma doação também pode entrar em contato pelo e-mail atendimentocepissocial@gmail.com e acompanhar o Instagram @ongdeautismo.br.

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.