Câmara de Macaé: balanço 2024 revela trabalho e participação popular

Foto: Tiago Ferreira

Foram mais de 100 eventos para os cidadãos macaenses em 193 dias de funcionamento do parlamento no último ano. Os dados do balanço de 2024 da Câmara Municipal de Macaé revelam, além de relevante produção legislativa, um incentivo à participação popular, de modo que o cidadão pode contribuir para o trabalho do Legislativo.

Produção legislativa

Ao todo foram 73 sessões ordinárias, nas quais foram discutidos e aprovados 149 projetos de lei, 111 projetos de decretos legislativos, 69 emendas, 356 requerimentos, 153 moções e 1.427 indicações. Os debates e votações são abertos ao público e acontecem, semanalmente, às terças e quartas-feiras, a partir das 10h, no Palácio Natálio Salvador Antunes, com retorno a partir da segunda quinzena de fevereiro.


Sessões extraordinárias

Também foram realizadas duas sessões extraordinárias no ano: uma para votar a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 e outra para fazer adequações ao orçamento de 2024. Essas reuniões deliberativas são convocadas pela Mesa Diretora para discutir assuntos específicos que demandam urgência ou necessidade da administração pública. Elas podem acontecer a qualquer momento, inclusive durante o recesso parlamentar.


Audiências públicas

As audiências públicas são outro instrumento importante para que o cidadão se informe e opine sobre as decisões que impactam a cidade e a vida dos seus moradores. Em 2024, foram realizadas oito. Elas discutiram a destinação dos recursos orçamentários, políticas públicas para autistas, saúde, prestação de contas da administração municipal e a atualização da Lei no Silêncio.


Câmara Itinerante

Projeto que leva o Legislativo até os bairros e comunidades para ouvir a população, a Câmara Itinerante teve cinco edições no último ano. Elas aconteceram nos bairros Vale das Palmeiras, Visconde de Araújo, Aeroporto, Engenho da Praia e Jardim Guanabara. Na ocasião, os moradores tiveram a oportunidade de apresentar as suas reivindicações aos vereadores e representantes do governo. Posteriormente, elas foram transformadas em requerimentos e indicações e encaminhadas às autoridades competentes. Um parlamentar é designado por cobrar e acompanhar o atendimento de cada solicitação.

Sessões solenes

Já as sessões solenes foram três no último ano: a de 111 anos de Macaé, a celebração dos 50 anos da descoberta de óleo na Bacia de Campos e a entrega da medalha Alba Corral, que reconhece o trabalho de mulheres que contribuem para o desenvolvimento do município.

Grande Expediente

Ainda foram recebidas autoridades, representantes de ONGs, empresas, institutos de pesquisa, órgãos do governo, conselhos municipais e categorias profissionais. Estes ocuparam o plenário para apresentar reivindicações, fazer denúncias, dar esclarecimentos, orientações, divulgar pesquisas de interesse público ou apresentar plano de ações para atender a população. Ao todo, o Grande Expediente, momento que antecede a deliberação legislativa, foi utilizado 17 vezes para tratar de temas que interferem na rotina na cidade ou têm potencial para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

Frentes parlamentares

Por fim, registramos o trabalho ativo de cinco frentes parlamentares, ou seja, grupo de trabalho formado por vereadores que se aprofundam e concentram esforços a fim de encontrar soluções para um problema específico do município. São elas: Frente Parlamentar pela Melhoria dos Serviços de Energia Elétrica; Frente Parlamentar da Pessoa com Deficiência (PcD); Frente Parlamentar de Despoluição da Lagoa de Imboassica; Frente Parlamentar da Bike e a Frente Parlamentar pela Revitalização do Centro de Macaé, criada no último ano.

Expectativas para 2025

Escolhido para presidir o Legislativo macaense nos próximos dois anos, Alan Mansur (Cidadania) afirmou que o objetivo é seguir o trabalho em parceria com o Executivo. “Somos poderes distintos, mas é com união de esforços que a cidade avançará ainda mais. Os números comprovam a boa fase na economia e na geração de emprego. Agora, é preciso assegurar que as oportunidades cheguem para todos. É com este foco que eu e os demais vereadores atuaremos”.

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Clique aqui para ter acesso à Resolução nº 1965/2016, que regulamenta a aplicação, no âmbito da Câmara Municipal de Macaé, da Lei Federal nº 12.527 e dá outras providências.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.