Pular para o conteúdo

Vereadores denunciam irregularidades no serviço de home care em Macaé

Empresa e cooperativa contratadas pela prefeitura estariam prejudicando pacientes e trabalhadores. Foto: Tiago Ferreira.
[responsivevoice voice="Brazilian Portuguese Female" buttontext="Ouvir"]

Foi aprovado na sessão desta quarta-feira (15), na Câmara Municipal de Macaé, um requerimento solicitando informações à prefeitura sobre o contrato com a empresa Med Saúde e a Cooperativa de Trabalho dos Profissionais na Gestão de Saúde e Vida Inovar. O autor é o vereador e líder do governo Cesinha (Cidadania), que diz ter recebido denúncias de descumprimento do contrato com o poder público, de falta do pagamento devido aos profissionais da saúde contratados e da terceirização do serviço pelo qual a empresa é responsável.  

De acordo com o parlamentar, as denúncias foram feitas pelos trabalhadores que atuam no serviço médico domiciliar (home care) e pelos familiares dos pacientes que recebem assistência em função de doenças agudas e crônicas graves, com restrições temporárias ou permanentes de mobilidade. “São diversas as irregularidades. Uma delas é contratar uma empresa para fazer o serviço que compete a ela própria. Outra é recontratar funcionários e cedê-los para uma cooperativa. E ainda não pagar o piso salarial dos profissionais da saúde, que foi estabelecido por lei federal”, enumerou Cesinha.

Ele informou que a intenção é alertar a atual gestão para notificar a empresa e tomar as providências necessárias, a fim de proteger os profissionais da saúde e as famílias que dependem do serviço de home care. “O contrato é claro quanto a uma série de normas que a empresa vem desrespeitando”, frisou Cesinha.

Em defesa dos pacientes e profissionais

Rond Macaé (PSDB) apoiou o requerimento. “Recebi inúmeras reclamações dos técnicos de enfermagem que, não tendo seus direitos respeitados, se sentem desmotivados a prestar um serviço a contento à população”.

Mayara Rezende (Republicanos) fez uma defesa dos profissionais da saúde, que se submetem a condições de trabalho adversas para garantir o sustento da família, mas lembrou que a maior preocupação é com os pacientes que dependem do home care. “Também recebi muitas denúncias sobre o tratamento desses pacientes”.

Leandra Lopes (PV) alertou para o risco daqueles que precisam ficarem sem o serviço do home care. Alan Mansur (Cidadania) exigiu que a empresa cumpra com a sua parte e Ricardo Salgado (MDB) requisitou fiscalização do contrato.

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.