♿ Acessibilidade:
Degradê com CSS
Degradê com CSS

Pessoas em situação de rua: Legislativo realiza audiência pública

Evento reuniu usuários de serviços públicos, representantes dos três poderes e sociedade civil organizada (Foto: Ivana Gravina)

A Câmara de Macaé promoveu, na noite desta quarta-feira (6), audiência pública para tratar do tema das pessoas em situação de rua. O requerimento foi da vereadora Dra. Mayara Rezende (Republicanos). Participaram também representantes da sociedade civil organizada, do governo municipal e do Judiciário. “Quando os três poderes caminham juntos no atendimento, quem mais precisa começa a se tornar prioridade”, comentou a parlamentar, presidente da Comissão de Assistência Social.

O secretário do Desenvolvimento Social, Daniel Raony, apresentou características desse público. “A maioria são homens entre 30 e 59 anos, vêm de cidades da Bahia, mas também de municípios como Campos dos Goytacazes, e são possíveis pacientes psiquiátricos”. Segundo ele, grande número já teve endereço em Macaé e atuou na área offshore. “Por questão de sobrevivência psíquica, com frequência, consomem bebidas alcoólicas”, disse o secretário, que enumerou as políticas públicas para a população sem-teto, como o Abrigo de Inverno e o Restaurante Popular.

À frente da Secretaria de Atenção Básica (na área da saúde), Simone Salles prosseguiu a definição. “São pessoas com história, nome e identidade, que passam despercebidas pelo olhar apressado da sociedade, na lida do dia a dia”. Para Simone, a questão é transversal a muitas áreas, como moradia, segurança, saúde, família e lazer, entre outras, e deve ser enfrentada em cada uma delas.

De acordo com o Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea), em março deste ano, havia no país 335 mil pessoas vivendo nas ruas. Quem trouxe a informação foi o representante do Ministério Público do município, Rodrigo Sarmanho. Ele falou da importância do Decreto Municipal 158/2025, que criou Comitê Intersetorial da Política para a População em Situação de Rua. “O decreto tornou Macaé mais adequada para ser atendida na política nacional para área”.

Queixas do público

Carlos Henrique Martins é usuário de políticas como os Centros de Assistência Psicossocial (Caps). Disse que é muito bem atendido pelos servidores da unidade que frequenta. “Porém não temos coisas básicas como café da manhã e lápis de cera e canetinhas”, reivindicou, referindo-se a materiais para terapias que envolvem desenhos.  Ele também sugeriu espaços desocupados da cidade, que poderiam ser preparados para receber os sem-teto. A proposta foi apoiada pelo representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB – Macaé), Mohand Araújo. “Vivemos numa cidade com muita casa sem gente e muita gente sem casa”.

A maior parte das queixas da plateia foi ligada à saúde mental dos sem teto. Os representantes do governo responderam, informando como podiam ser resolvidas ou registrando e comprometendo-se a encaminhar caso a caso. Os questionamentos foram apresentados também por servidores da saúde, da educação, e de entidades como o Projeto Esperançar, que atua com os sem-teto da Praça Veríssimo de Melo, e o Conselho Municipal do Meio Ambiente.

Estiveram presentes ainda o presidente da Câmara Alan Mansur (Cidadania), Cesinha (Cidadania), Tico Jardim (Cidadania), Liomar Queiroz (Agir), Manu Resende (MDB), Denis Madureira (Republicanos) e Leandra Lopes (PT).

Por questões técnicas, a transmissão da audiência foi interrompida, mas retomada em minutos. Por isso, o evento está disponível em dois links do YouTube (canal Câmara de Macaé), que podem ser conferidos abaixo:

Galeria de Fotos

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.