Pular para o conteúdo
♿ Acessibilidade:
Degradê com CSS
Degradê com CSS

Acidentes de trânsito e infestação de ratos em debate no Legislativo

Problemas acumulados agravam prejuízos e riscos à saúde da população. Foto: Adriana Corrêa

Foram aprovados na manhã desta terça-feira (12), na Câmara Municipal de Macaé, requerimentos que visam a proteger a vida da população. Liomar Queiróz (Agir) cobrou estudo e planejamento de medidas para evitar acidentes de trânsito na Linha Azul. Já Cesinha (Cidadania) e Mayara Rezende (Republicanos) pediram providências para acabar com a infestação de ratos que atinge diferentes bairros da cidade. As solicitações encaminhadas ao Executivo receberam o apoio dos demais parlamentares presentes.


Protegendo vidas

Liomar informou que procurou a Secretaria de Mobilidade Urbana para sugerir mudanças na Linha Azul, a fim de prevenir novos acidentes.Segundo ela, as ocorrências ali são muito frequentes, a maioria com óbito, e é necessário entender o contexto para mudar o cenário.“Estamos propondo a construção de umamotofaixa nas linhas Verde e Azul e na Avenida Industrial; a criação de um canal direto da população com a Mobilidade Urbana para reclamações, sugestões e denúncias; a implantação de travessias inteligentes de pedestres e a instalação de proteções, além de melhorias na sinalização e iluminação da Linha Azul”.

Controle de roedores

De acordo com os vereadores, outra ameaça à saúde e à vida dos macaenses é a infestação de ratos que afeta algumas localidades. “Moradores da Aroeira me procuraram para relatar o problema, que atinge também o bairro Visconde. Eles transmitem doenças mortais e se escondem em bueiros e valões”, disse Cesinha, que solicitou esclarecimentos à Coordenadoria de Promoção à Saúde dos Animais e Controle de Zoonoses de Macaé (CEPSACZ).

Falta de saneamento

Além do requerimento de Cesinha, pedindo providências na Aroeira, foi aprovado outro, dessa vez da vereadora Mayara Rezende, sobre a infestação de ratos que atinge também o Lagomar. Edson Chiquini (Cidadania) aproveitou para denunciar a falta de esgotamento sanitário entre as ruas W12 e W28, no mesmo bairro. “A BRK ainda não conseguiu solucionar a falta de saneamento nesse trecho, o que contribui para a infestação de ratos. E a população não pode mais esperar”, referiu-se à coleta, ao tratamento e à destinação adequada do esgoto.


Prejuízos acumulados

O debate desencadeou também um relato de problema na região do Centro da cidade. A vereadora Leandra Lopes (PT) mencionou o transtorno dos comerciantes com o entupimento das tubulações e galerias subterrâneas do Calçadão. “Na semana passada, o esgoto estava voltando para dentro das lojas. E mesmo com o calçadão recém-reformado, foi necessário quebrar novamente o acesso para resolver a questão”. A parlamentar enfatizou que, além de desperdiçar recursos, essas ocorrências prejudicam inúmeras pessoas, impactando o comércio e o sistema de saúde local.

Galeria de Fotos

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.