Uma comissão de estudantes do curso de medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sediado no campus Macaé, esteve, nesta quinta-feira (28), na Câmara Municipal de Macaé. Eles buscam apoio do Legislativo nas principais demandas para o bom funcionamento do curso, incluindo o fortalecimento da formação médica no município.
Os alunosforam recebidos pelo presidente da Casa, Alan Mansur (Cidadania), que declarou a disposição do Legislativo para contribuir no encaminhamento das demandas. Também participaram da reunião a secretária de Ensino Superior, Iza Vicente, e as vereadoras Leandra Lopes (PT) e Dra. Mayara Rezende (Republicanos) – esta última de forma remota.
Entre os pontos debatidos estiveram a necessidade de avanços na preceptoria médica, melhorias na estrutura do curso e a importância da intermediação de um encontro das partes envolvidas com a Reitoria da UFRJ, para aprofundar outros temas de interesse dos alunos.
Durante a reunião, o presidente Alan Mansur destacou a disposição do Executivo em ajudar. “Conversei com o prefeito Welberth (Cidadania), que está disposto a dialogar e encontrar caminhos que permitam avançar nas pautas apresentadas pelos alunos, em conjunto com a Câmara de Vereadores”.
Como encaminhamento, foi agendada uma nova reunião, que contará também com a participação da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria de Recursos Humanos. O objetivo é dar início às soluções práticas para as demandas apresentadas.
Representando os estudantes, o acadêmico Manoel Jorge destacou a relevância da abertura do diálogo institucional. “Agradecemos a oportunidade que nos foi dada de iniciar essa conversa. Estamos confiantes que, com a união de esforços, encontraremos soluções para os desafios do curso”, disse.
O encontro reforçou o compromisso da Câmara de Macaé em atuar como elo entre os estudantes, a universidade e a administração pública, contribuindo para o fortalecimento da educação superior e da formação dos futuros profissionais de saúde da cidade.