♿ Acessibilidade:
Degradê com CSS
Degradê com CSS

Câmara de Macaé debate saúde pública e violência contra mulher

Tico e Leandra defenderam políticas públicas de saúde e de apoio a mulheres vítimas de violência (Foto: Tiago Ferreira)

Vereadores cobraram ações do governo municipal no atendimento às demandas da saúde e de combate à violência contra a mulher na sessão desta terça-feira (9), na Câmara Municipal de Macaé. Os requerimentos debatidos foram de Leandra Lopes (PT) e da Comissão Parlamentar Permanente de Saúde, composta por Dra. Mayara Rezende (presidente), Tico Jardim (relator), Professor Michel (titular) e Rond Macaé (suplente).

As requisições da Comissão de Saúde concentram-se, sobretudo, nas constatações do grupo de parlamentares que visitou 11 unidades de saúde na Região Serrana. Trata-se de reivindicações para a manutenção das instalações e condições plenas de funcionamento do Programa Estratégia Saúde da Família (ESF) de Glicério, Córrego do Ouro e do Sana.

Os documentos são parte de um conjunto de solicitações, iniciadas na sessão do dia 3 dezembro, de melhorias para a Serra Macaense, conforme explicou Tico Jardim (Cidadania). “Estivemos em todos os distritos da Serra visitando as ESF. Conversamos com pacientes e profissionais de saúde e fizemos relatórios que estão servindo de base para os nossos pedidos ao Executivo.”

De acordo com o vereador, algumas demandas já começaram a ser atendidas. “Esperamos ver todas as unidades em pleno funcionamento em breve. Também pretendemos visitar as ESF de cada bairro de Macaé, contribuindo com uma saúde pública de qualidade para a nossa população”, antecipou Tico.


Autonomia para mulheres

Já o requerimento de Leandra Lopes (PT) indaga sobre o cumprimento da Lei Federal 14.133/2021, que estabelece percentual mínimo de vagas destinadas a mulheres vítimas de violência doméstica nos contratos de serviços contínuos com dedicação exclusiva de mão de obra. “Isso é importante porque muitas mulheres não conseguem romper o ciclo de violência por serem dependentes financeiramente do agressor. O trabalho garante um meio de sustentar a si própria e aos filhos, livrando toda a família dessa situação”.

A parlamentar lembrou a manifestação ocorrida na cidade no último final de semana, que faz parte de um movimento nacional de alerta e cobrança de ações contra o feminicídio, diante do aumento do número de casos no país. “Não podemos permitir que naturalizem a violência contra a mulher dessa maneira. Na família, temos que educar nossos meninos à não violência desde cedo. Precisamos de mais políticas públicas, de educação de gênero nas escolas, de delegacias especializadas, da efetividade na Lei Maria da Penha e outras legislações para colocar fim à desigualdade de gênero”, concluiu Leandra.

Orçamento 2026

Nesta quarta-feira (10), os vereadores terão dois compromissos em sequência, no plenário. Além da sessão ordinária, às 10h, o presidente Alan Mansur (Cidadania) convocou uma sessão extraordinária, com transmissão ao vivo no YouTube e na TV Câmara Macaé (disponível em aplicativos Android e iOS). A pauta será exclusivamente para debater e votar o Projeto de Lei do Executivo 023/2025, que estabelece a Lei Orçamentária Anual de Macaé (LOA) para 2026.

Conforme apresentado em audiência pública, no último mês, a prefeitura estima arrecadar R$ 5,1 bilhões.

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.