Pular para o conteúdo
Degradê com CSS
Degradê com CSS

Transporte público: audiência debate dupla função e greve

Igor Sardinha (PRB) lamentou a ausência da empresa do Sistema Integrado de Trânsito (SIT).

A dupla função de motorista e cobrador foi o tema abordado inicialmente na audiência pública sobre transporte coletivo, realizada na noite de sexta-feira (21), na Câmara Municipal de Macaé. O evento, motivado principalmente pela recente greve dos rodoviários, foi requerido pelo vereador Igor Sardinha (PRB), que lamentou a ausência da empresa do Sistema Integrado de Trânsito (SIT).  
 

O representante da empresa concessionária, Telmo Joaquim Nunes, alegou, por meio de nota enviada a Igor, que o não comparecimento deveu-se ao fato de a greve estar subjúdice, isto é, as negociações ainda não foram completamente concluídas. “É lamentável, porque a greve não era a única motivação da audiência”, afirmou o vereador, que lembrou os problemas da dupla função, como o perigo que ela representa aos passageiros, o atraso das viagens e a sobrecarga de trabalho e estresse para os motoristas. Marcel Silvano (PT) ainda lembrou o risco de demissões em massa de cobradores.
 

“Caso aprovemos no plenário uma lei que proíba a dupla função, teremos o apoio da Mobilidade?”, perguntou Igor ao subsecretário de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana, Itacir Indicatti. “Na situação atual, esse é um caso entre SIT e sindicato. Mas a partir da aprovação de qualquer lei nesta Casa, haverá a fiscalização da Mobilidade para o seu cumprimento”, respondeu Indicatti.
 

Israel Barros, motorista, disse que pediu demissão por não suportar a pressão do trabalho em dupla função na empresa. “Caso entre um passageiro por trás, sem pagar, e você não perceba, isso é descontado de você. E sua família sofre porque você já chega em casa cansado, com o psicológico abalado, e não consegue, por exemplo, ser carinhoso com um filho que vem ao seu encontro”, afirmou.

 

GREVE
 

O motorista Eduardo Feitosa da Silva criticou a decisão da Justiça de obrigar o retorno da circulação de 70% da frota, durante a greve. “O justo seria 30%. Mas sabemos que isso arrebentaria o sistema e faria com que a empresa negociasse conosco. Achei muito estranho a greve ter acabado, porque o voto da maioria era pra continuarmos”.
 

Marcel protestou ao tomar conhecimento de informações de que haveria na audiência um funcionário da SIT para delatar trabalhadores que criticassem a empresa: “Essa pessoa deveria se identificar. Não podemos admitir que isso aconteça”.  O presidente da Casa, Eduardo Cardoso (PPS)  – que lamentou o baixo número de vereadores presentes – disse que a Câmara será guardiã dos funcionários que se manifestaram na audiência, e taxou de “covarde” a atitude de delação.
 

Além da dupla função e da greve, foram abordadas na audiência as más condições dos terminais e a licitação para o transporte coletivo, com críticas de Marcel sobre informações de que o contrato com a SIT foi prorrogado até 2020.
 

Jornalista: Marcello Riella Benites
 

 

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.