Pular para o conteúdo

Ciclovia na Teixeira de Gouveia volta a ser discutida na Câmara

[responsivevoice voice="Brazilian Portuguese Female" buttontext="Ouvir"]

Vereador defende retirada da ciclofaixa

Um requerimento do vereador Maxwell Vaz (SDD) solicitou ao Executivo o relatório do estudo de impacto socioeconômico para a instalação de ciclofaixa na Rua Teixeira de Gouveia. Na sequência, o parlamentar apresentou uma indicação para a retirada da mesma ciclofaixa, a pedido dos comerciantes locais. Ambas as proposições foram aprovadas pelos vereadores presentes. A exceção foi Luciano Diniz, que votou contra a retirada da ciclovia na sessão desta quarta-feira (5), na Câmara Municipal de Macaé.

 

Maxwell lembrou a manifestação ocorrida na última terça-feira (4), quando comerciantes e profissionais liberais da Teixeira de Gouveia pediram a volta do estacionamento rotativo no local. “A retirada do estacionamento resultou em uma queda nas vendas e no aumento do desemprego. Os clientes se afastaram, pois não há onde estacionar, e vários comerciantes foram obrigados a fechar as suas portas”, justificou.

 

Contudo, Luciano ponderou que a cidade atravessa um momento de crise econômica global e a desaceleração da economia não deve ser atribuída apenas à instalação da ciclovia. “Além disso, é preciso considerar o investimento que foi feito no projeto, que também foi construído a partir do diálogo com diversos setores da sociedade.” Ainda assim, o parlamentar se posicionou favorável à busca de alternativas que atendam, de alguma forma, os comerciantes, sem a retirada da ciclofaixa.
 

Uma das soluções apontadas pelo autor das proposições foi a transferência da ciclovia para a Avenida Rui Barbosa ou Presidente Sodré, o que, segundo ele, impactaria menos o comércio local. Já Luciano Diniz sugeriu a liberação para estacionamento da faixa da direita, após 17h, e que o terreno da Fafima seja utilizado para estacionamento, com recursos convertidos à faculdade, que inclusive hoje passa por dificuldades financeiras.

 <br style="color: rgb(51, 51, 51); font-family: monospace;" />  <span style="font-size: 14px;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;"><span style="color: rgb(51, 51, 51);">Luciano destacou ainda a importância de pensarmos a frente em relação à Mobilidade Urbana, dando prioridade aos meios públicos de transporte e estimulando o uso da bicicleta. "Tais medidas só tendem a gerar efeitos positivos na qualidade de vida da população, meio ambiente, além do ganho de tempo em locomoção dos cidadãos que passam a usar a bicicleta como modal de transporte, seguindo uma tendência mundial . Hoje, nos países de primeiro mundo, a bicicleta tornou-se um dos meios de transporte mais utilizado pela população, trazendo inquestionáveis benefícios pessoais e coletivos."</span></span></span>

 

 

Jornalista: Adriana Corrêa

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.