Pular para o conteúdo

Câmara aprova convocação do secretário de Esportes

[responsivevoice voice="Brazilian Portuguese Female" buttontext="Ouvir"]

Proposto por Marcel Silvano (PT), o Requerimento 825/2017 foi aprovado na sessão ordinária desta terça-feira (12), na Câmara Municipal de Macaé. Ele pediu a convocação do secretário municipal de Esportes, Aquiles Lemos Vieira, para dar esclarecimentos sobre o Bolsa-Atleta – criado para incentivar o esporte amador, olímpico e paralímpico na cidade.
O programa vem recebendo críticas devido à falta de transparência no processo de concessão de auxílio aos atletas. A vinda do secretário de Esportes ainda não tem data definida.
Marcel mostrou, em plenário, diversas notícias da imprensa local e regional com denúncias de irregularidades no programa. “Queremos que o secretário responda as críticas ao processo e explique qual é o plano para fomentar o esporte em Macaé”.
Para o vereador Marvel Maillet (Rede), há outras questões que precisam de esclarecimentos, como os projetos sociais paralisados, a falta de manutenção do Ginásio Municipal e a liberação, sem as devidas intervenções, do Moacyrzão que havia sido interditado devido à recente queda de parte de sua estrutura.
“Dos 199 beneficiados pelo Bolsa-Atleta, mais de 30 foram excluídos após denúncias de irregularidades. Acredito que os ajustes foram feitos e, agora, é preciso responder outras demandas”.
Marvel ainda apontou dois problemas no processo: o curto prazo para a inscrição (uma semana) no programa, associado à falta de publicidade, e à recusa do Executivo em formar uma comissão fiscalizadora composta por atletas da cidade.
Bancada governista volta atrás e vota favorável
O líder da bancada do governo, o vereador Márcio Bittencourt (PMDB), que, inicialmente, havia se posicionado contrário ao requerimento, voltou atrás da decisão após consulta ao secretário. “Conversei (por telefone) com Aquiles e ele se dispôs a vir à Câmara e esclarecer os pontos levantados”.
Outras críticas
O vereador Maxwell Vaz (SD) criticou a falta de diversificação das modalidades esportivas contempladas e questionou o fato de apenas um atleta do handebol ter sido beneficiado. Já a crítica do presidente da Casa, Eduardo Cardoso (PPS), foi direcionada à aplicação do orçamento. “Se faltam recursos, acho que a prefeitura deveria investir no esporte amador e no esporte como instrumento de educação e cidadania, não no esporte de alto rendimento” – referindo-se ao Bolsa-Atleta.
Por fim, Nilton César Moreira, o Cesinha (Pros), relatou que o campeonato de futebol das Malvinas, que acontece há alguns anos, foi cancelado por falta de arbitragem e pediu explicações ao secretário sobre o motivo da Secretaria não ter disponibilizado um árbitro. “A Comunidade das Malvinas já é tão carente de opções de esporte e cidadania que não podemos privá-la desse evento único. Assim, deixamos os jovens sem oportunidades e acabamos por perdê-los para as drogas”.

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.