A Casa e o Tempo: Legislativo apresenta mostra para autoridades e personalidades

O curador Meynardo Carvalho enfatizou a vocação política da Câmara velha e a história como meio de inclusão social (Foto: Tiago Ferreira)

Na noite desta terça-feira (14), a Câmara de Macaé apresentou a autoridades, personalidades civis, militares e religiosas a exposição A Casa e o Tempo: 189 anos de histórias: 1835-2024. O historiador e servidor do Legislativo, Meynardo Carvalho, percorreu com os visitantes as atrações da mostra. “Não é ocasião de apenas olhar para o passado, mas construir com ele a relação de um presente e um futuro que acolham, inspirem e incluam as pessoas”.

Nesse sentido, há uma sala onde está registrada a atuação dos operários que realizaram as reformas ocorridas nas legislaturas a partir de 2020. “São trabalhadores anônimos que também constroem a história”, frisou o pesquisador. O presidente Cesinha (Cidadania) comentou: “Tem sido um grande orgulho entregar a casa reformada, e agora essa bela exposição, que surgiu de uma ideia do nosso diretor geral Maurício de Castro”.

A residência pertenceu a Francisco Domingues de Araújo, um traficante de escravos africanos. Tendo sido também prefeitura e tribunal, foi palco das decisões políticas que nortearam a cidade até 2012 – quando a Câmara transferiu-se para o novo edifício no Horto –, tendo recebido Dom Pedro II em 1847, e o presidente Washington Luís, macaense, em 1927.

Iza Vicente (Rede) disse estar emocionada por estar no local onde morou um escravocrata, em um evento que tem como curador um negro, doutor em história. “A política só faz sentido se for para contribuir com essa transformação da sociedade”.

22ª Semana Nacional de Museus

O secretário municipal de Cultura Leandro Mussi, representante do prefeito Welberh Rezende (Cidadania) frisou a importância de a construção ficar aberta ao público. “Agradeço à Câmara, pois com essa mostra, Macaé se inclui na 22ª Semana Nacional de Museus”, afirmou considerando que no lugar também funciona o Museu do Legislativo.

Do século 19 aos tempos atuais

Os participantes assistiram a um documentário de 17 minutos, que ficará disponível aos visitantes, e que resume a trajetória do prédio até a Macaé dos tempos atuais, transformada pelas mudanças trazidas pela indústria do petróleo. Nele, personagens da política e da cultura também contam sua relação com a casa.

Estava presente Jussara Murteira Célem, neta do arquiteto Joaquim da Silva Murteira, responsável pela ampliação do prédio em direção à Rua Direita, em 1926/1927. “Estou felicíssima, não só como neta, mas como macaense, por ele ter feito parte na época dessa preservação da nossa história”. Também participou da visita guiada a trineta de Francisco Domingues de Araújo, Maria Luíza de Souza Santos. Compareceram ainda os vereadores George Jardim (PSDB), Paulo Paes (Cidadania), Professor Michel (Cidadania) e Tico Jardim (PSDB).

Últimas Notícias

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Clique aqui para ter acesso à Resolução nº 1965/2016, que regulamenta a aplicação, no âmbito da Câmara Municipal de Macaé, da Lei Federal nº 12.527 e dá outras providências.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.