Pular para o conteúdo
♿ Acessibilidade:
Degradê com CSS
Degradê com CSS

Abandono de praças e parques gera debate na Câmara

Também foi aprovada proposta sobre telefonia para a Região Serrana

O Requerimento 098/2021, aprovado na Câmara Municipal de Macaé, por unanimidade, nesta terça-feira (2), chamou a atenção para o abandono das praças e parques da cidade. Para Iza Vicente (Rede), autora do questionamento, o Executivo deve reformar esses espaços, evitando riscos aos moradores por conta do mau estado das instalações. “Percebi particularmente isso numa pracinha do bairro Verdes Mares”.
Amaro Luiz (PRTB) comentou sobre o espaço localizado na Rua Quissamã, no Lagomar. “Ali fica cheio de crianças, que correm grande risco. O tapete de grama sintética, os brinquedos e os alambrados estão em péssimo estado”. Edson Chiquini (PSD) disse que não basta apenas reformar, é preciso construir novas praças. “Assim beneficiaremos não só as comunidades que já dispõem de espaços de lazer”.
Alan Mansur (Cidadania) alertou para o tipo de madeira utilizado nos parquinhos. “Alguns materiais têm farpas que podem machucar”. George Jardim (PSDB) afirmou que, na Região Serrana, não há praças na Bicuda Pequena e na Bicuda Grande, e que a da Areia Branca está com brinquedos e banheiros quebrados, além da grama alta.
Luciano Diniz (Cidadania) frisou a necessidade de um contrato de manutenção. “Dessa forma, quando quebra algum equipamento, logo é consertado”.
Telefonia na Serra
Outra proposição unanimemente aprovada que gerou debate na sessão foi o Requerimento 136/2021, de George Jardim. Ele solicitou envio de correspondência à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para instalação de antena de telefonia móvel e fixa no distrito de Cachoeiras de Macaé, que engloba as localidades de Bicuda Pequena, Bicuda Grande e Areia Branca.
“Um equipamento apenas atenderia. Mas aquela região é esquecida pela Anatel”, lamentou o vereador, acrescentando que essa é uma demanda antiga dos moradores.
Amaro Luiz lembrou que, no Trapiche, o problema é o mesmo. “E lá há um hospital. Imagine alguém internado não poder entrar em contato com seus familiares para informar sobre sua situação?”
Entre outros, foram aprovados ainda os requerimentos de Edson Chiquini, solicitando informações sobre a Bolsa Servidor, que possibilita a funcionários municipais cursarem ensino superior, e de Alan Mansur, pedindo o funcionamento da farmácia pública do Parque Aeroporto também aos finais de semana.
Segurança pública
Na próxima quarta-feira (10) o Grande Expediente da sessão será dedicado ao tema da segurança pública, com a presença do Tenente Coronel Fábio Corrêa Ribeiro, comandante do 32º Batalhão de Polícia Militar (PMERJ).

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.