O Requerimento 098/2021, aprovado na Câmara Municipal de Macaé, por unanimidade, nesta terça-feira (2), chamou a atenção para o abandono das praças e parques da cidade. Para Iza Vicente (Rede), autora do questionamento, o Executivo deve reformar esses espaços, evitando riscos aos moradores por conta do mau estado das instalações. “Percebi particularmente isso numa pracinha do bairro Verdes Mares”.
Amaro Luiz (PRTB) comentou sobre o espaço localizado na Rua Quissamã, no Lagomar. “Ali fica cheio de crianças, que correm grande risco. O tapete de grama sintética, os brinquedos e os alambrados estão em péssimo estado”. Edson Chiquini (PSD) disse que não basta apenas reformar, é preciso construir novas praças. “Assim beneficiaremos não só as comunidades que já dispõem de espaços de lazer”.
Alan Mansur (Cidadania) alertou para o tipo de madeira utilizado nos parquinhos. “Alguns materiais têm farpas que podem machucar”. George Jardim (PSDB) afirmou que, na Região Serrana, não há praças na Bicuda Pequena e na Bicuda Grande, e que a da Areia Branca está com brinquedos e banheiros quebrados, além da grama alta.
Luciano Diniz (Cidadania) frisou a necessidade de um contrato de manutenção. “Dessa forma, quando quebra algum equipamento, logo é consertado”.
Telefonia na Serra
Outra proposição unanimemente aprovada que gerou debate na sessão foi o Requerimento 136/2021, de George Jardim. Ele solicitou envio de correspondência à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para instalação de antena de telefonia móvel e fixa no distrito de Cachoeiras de Macaé, que engloba as localidades de Bicuda Pequena, Bicuda Grande e Areia Branca.
“Um equipamento apenas atenderia. Mas aquela região é esquecida pela Anatel”, lamentou o vereador, acrescentando que essa é uma demanda antiga dos moradores.
Amaro Luiz lembrou que, no Trapiche, o problema é o mesmo. “E lá há um hospital. Imagine alguém internado não poder entrar em contato com seus familiares para informar sobre sua situação?”
Entre outros, foram aprovados ainda os requerimentos de Edson Chiquini, solicitando informações sobre a Bolsa Servidor, que possibilita a funcionários municipais cursarem ensino superior, e de Alan Mansur, pedindo o funcionamento da farmácia pública do Parque Aeroporto também aos finais de semana.
Segurança pública
Na próxima quarta-feira (10) o Grande Expediente da sessão será dedicado ao tema da segurança pública, com a presença do Tenente Coronel Fábio Corrêa Ribeiro, comandante do 32º Batalhão de Polícia Militar (PMERJ).