♿ Acessibilidade:
Degradê com CSS
Degradê com CSS

Aprovadas propostas de inclusão no trabalho e regularização imobiliária

Dra. Mayara Rezende é a autora da proposta para as pessoas com deficiência (Foto: Tiago Ferreira)

Foi aprovado na sessão desta quarta-feira (8), na Câmara Municipal de Macaé, o Projeto de Lei (PL) 67/2025, que cria o Selo Empresa Amiga da Pessoa com Deficiência. A proposta é da vereadora Mayara Rezende (Republicanos) e tem como objetivo reconhecer quem emprega, capacita e promove a igualdade salarial sem discriminação.

Para a parlamentar, incentivar a diversidade é mais do que empregar uma pessoa com deficiência (PcD), é um compromisso com o respeito e a responsabilidade social. “Queremos homenagear as empresas da nossa cidade que abrem as suas portas para a inclusão, transformando a vida de pessoas, famílias e comunidades”, disse Mayara. 

Na ocasião, também foi aprovado o PL 09/2025, que viabiliza a regularização de imóveis construídos ou ampliados de modo irregular. Conhecida como Mais Valia, a proposta do Executivo tramitou em regime de urgência – ou seja, com prazos reduzidos – e agora segue para a sanção do prefeito Welberth Rezende (Cidadania).

Falta d’água

Ainda durante a sessão, Rond Macaé (PSDB) cobrou, por meio de requerimento, a instalação de rede de água tratada para os moradores do Aterrado do Imburo. “Aquela população sofre há anos com a falta d’água e sabemos que está sendo planejada uma grande obra pelo governo do Estado para resolver o problema. Gostaria de saber da Cedae se incluirá a localidade”, indagou o vereador.

Tico Jardim (Cidadania) aproveitou para pedir resposta ao Executivo para as Indicações 1.761/2025 e 3.396/2025. Conforme informou, elas clamam por intervenções em duas estações de tratamento de água, situadas em Serra da Cruz (São Miguel) e Bicuda Grande, na altura de Goiabal. “Precisamos trocar o encanamento e tirar os puxadinhos, que desviam água para outros pontos, atrapalhando a chegada da água até os moradores”. O parlamentar ainda solicitou elevação da capacidade de vazão da água para o abastecimento das casas, tal como foi feito no Frade, Sana, Trapólio, Óleo e Glicério.

Aumento de carga pela Enel

Por fim, Marvel Maillet (Rede) fez um novo apelo à Enel para o aumento na capacidade de carga de energia elétrica nas escolas da rede municipal, a fim de instalarem aparelhos de ar condicionado nas salas de aula. Dessa vez, a requisição foi direcionada ao Colégio Municipal Ana Benedita, no Centro da cidade. “A prefeitura adquiriu os refrigeradores de ar, mas as escolas não conseguem usar devido à falta de adequação da rede elétrica pela Enel”.

O problema é recorrente e atinge diversas unidades escolares, pontuou Leandra Lopes (PT). “Alguns estabelecimentos antigos tiveram que refazer as suas instalações elétricas, como é o caso do colégio Ana Benedita. Agora, mesmo com a finalização dessa obra, a espera pela Enel continua”.

Tico reclamou atendimento para todas as unidades de ensino que aguardam a mudança de padrão pela Enel. “A urgência se deve a chegada do verão. Sei o quanto é difícil manter as crianças em sala de aula com temperaturas altíssimas”.

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.