Degradê com CSS
Degradê com CSS

Audiência abre espaço a protestos contra hidrelétrica no Rio Macaé

[responsivevoice voice="Brazilian Portuguese Female" buttontext="Ouvir"]

Ato contou com a presença de autoridades e moradores

Um pedido de socorro pelo Rio Macaé. Esse foi o tom da audiência pública realizada na noite desta segunda-feira (7) no Legislativo municipal, e presidida por Igor Sardinha (PRB). No evento foi discutido o interesse de três empresas em implantar Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) em Bonito (Nova Friburgo), Casimiro de Abreu e Cachoeiras de Macaé.

 

Após resistência nos dois outros municípios, duas iniciativas foram abandonadas pelas firmas, exceto a da área macaense, que continua sendo de interesse da empresa Ipar. Gerson Vieira Lima, do Conselho do Meio Ambiente de Casimiro de Abreu, disse que em sua cidade, o secretário do Meio Ambiente e o prefeito fecharam as portas à PCH. Uderson Ribeiro, representante do deputado estadual friburguense Wanderson Nogueira (PSOL), deu informações sobre a mobilização contra instalação da PCH em Bonito.

 

Segundo o subsecretario macaense do Meio Ambiente, Henrique Abrahão Charles, não há nada protocolado na prefeitura quanto ao empreendimento. Maria Inês Paes Ferreira, membro do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Macaé e das Ostras (CBH-Macaé), e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente do Instituto Federal Fluminense (IFF), disse que o comitê foi procurado pela Ipar.

 

“Eles nos apresentaram um projeto muito simplificado, que dá poucas informações sobre o que pretendem fazer”, disse Maria Inês. Ela citou estudo do IFF com dados sobre escassez de água que desaprovam a instalação de PCHs. Magno Grativol, representante do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), afirmou que as informações apresentadas pela empresa ao instituto encontram-se “em fase de pré-projeto, sem previsão de medidas mitigatórias ou compensatórias”.

 

Mobilização macaense

 

Igor elogiou o preparo e a mobilização dos técnicos e ambientalistas, e garantiu que ele e Marcel Silvano (PT), também presente na audiência, vão solicitar a adesão dos colegas, ou ao menos a chancela para agir em nome da Câmara. “Vamos mobilizar os meios de comunicação, confeccionar adesivos para automóveis e realizar outras ações, nos articulando também com outros interlocutores, como a Alerj e a Câmara Federal”.

 

“Podemos também tentar mobilizar o Executivo e propor emendas ao orçamento para investimentos em iniciativas de proteção ao Rio”, disse Marcel. Participaram ainda da audiência, entre outros, pesquisadores, moradores da Serra Macaense, pequenos agricultores, professores, estudantes, e representantes de entidades e empresas ligadas ao turismo. Todos se manifestaram contra a implantação da hidrelétrica.

 

 

Jornalista: Marcello Riella Benites

 

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.