Uma proposta de fomento à produção de peixes foi aprovada na sessão desta quarta-feira (15), na Câmara Municipal de Macaé. O Projeto de Lei (PL) 167/2025 cria o Programa Municipal de Aquicultura Sustentável – Peixe na Mesa, que consiste em oferecer apoio técnico, incentivo financeiro e organização cooperativa para criadores de tilápia e camarão de água doce. Conforme informações dos autores, Tico Jardim (Cidadania) e Alan Mansur (Cidadania), a ideia é destinar parte dessa produção para a merenda escolar.
Para Tico, essa é uma forma de ajudar na diversificação da economia, além de fortalecer o produtor rural, que poderá aumentar a sua fonte de renda. “Na Região Serrana já temos alguns criadores de tilápia, mas ainda sem estrutura, incentivo ou destinação da sua produção. Com o apoio do poder público, esperamos gerar novos postos de trabalho, promover o desenvolvimento sustentável, a segurança alimentar e a inclusão produtiva”.
O PL também busca diminuir o êxodo rural, conforme explicou um dos autores. “A iniciativa vai atender pequenos e médios produtores”, informou o presidente Alan. Amaro Luiz (PV) parabenizou os autores pelo projeto. “Fui criador de tilápia e sei que a atividade dá retorno. Basta ter uma boa orientação técnica. É um peixe resistente, fácil de criar e que se aproveita por completo, da pele aos ossos”.
Dia dos Professores
Na data em que é comemorado o Dia dos Professores (15 de outubro), ainda foi aprovado o PL 166/2025, da vereadora Dra. Mayara Resende (Republicanos). O objetivo é criar uma campanha permanente de saúde vocal e auditiva destinada aos funcionários da rede municipal de ensino. O PL previne possíveis doenças decorrentes do trabalho diário de professor, por meio de atendimento médico regular para esses profissionais. Ambas as propostas seguem para a apreciação do Executivo, que pode vetá-las ou sancioná-las para entrar em vigor.