Pular para o conteúdo

Câmara de Macaé aprova propostas destinadas aos servidores municipais

Durante os debates, vereadores defenderam a valorização dos profissionais que atuam no serviço público. Foto: Tiago Ferreira
[responsivevoice voice="Brazilian Portuguese Female" buttontext="Ouvir"]

O reajuste anual dos vencimentos dos servidores da prefeitura (PL 06/2025) foi aprovado nesta quarta-feira (16), na Câmara Municipal de Macaé. O índice foi fixado pelo prefeito Welberth Rezende (Cidadania) em 7% este ano e deve ser aplicado a partir de maio. Um requerimento da vereadora Leandra Lopes (PT), solicitando a revisão das áreas de insalubridade na administração pública, também contribuiu para a discussão sobre valorização do funcionário público.

Aprovado por unanimidade dos parlamentares presentes, o Requerimento 154/2025 pretende incluir os servidores que exercem suas funções em arquivos, bibliotecas, museus, centros de documentação e memória da cidade entre os que fazem jus a receber o adicional por insalubridade. A justificativa é que eles estariam expostos a agentes patogênicos, causadores de doenças graves, sobretudo respiratórias. A demanda acompanha a nova lei federal 14.846/2024, que prevê medida especial de proteção a esses trabalhadores.

A autora do requerimento, pediu atenção para as categorias “esquecidas”. “É importante que essas pessoas sejam vistas e reconhecidas pela função que desempenham e recebam pelos riscos a que estão expostas”, defendeu Leandra.

A vereadora também fez um apelo ao Executivo pela valorização, recuperação e cuidado mais amplo com o funcionalismo público. “Temos um passivo muito grande com esses trabalhadores. A saúde mental deles está prejudicada há tempos. São muitas as demandas e necessidades para que o serviço público funcione bem. Mas se queremos cuidar da cidade, precisamos cuidar de quem cuida dela, que são os servidores”.

Ricardo Salgado (MDB) e Cesinha (Cidadania) também discursaram em favor da causa e das ações do Executivo. Dra. Mayara Rezende (Republicanos) informou que fez uma indicação para a implementação da medicina do trabalho na administração municipal. “Assim, poderemos conhecer melhor o servidor e acompanhar as suas demandas de saúde, respaldando inclusive o pagamento de benefícios e indenizações”.

Fiscalização para a Lei do Jovem Aprendiz

Leandra ainda teve aprovado um requerimento solicitando a fiscalização das empresas com relação a contratação de jovens aprendizes, conforme prevê a Lei da Aprendizagem. A parlamentar destacou a legislação como fundamental para garantir acesso ao primeiro emprego.

Foto: Tiago Ferreira

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.