Câmara de Macaé articula movimento em prol da água

 <span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 14px; text-align: justify;">Um requerimento do vereador Nilton Cesar Moreira (PROS), aprovado nesta quarta-feira (25), foi o motivador do debate.</span>

Na primeira votação plenária de 2015, o presidente da Câmara Municipal de Macaé, Eduardo Cardoso, convocou outros líderes políticos e a sociedade como um todo a fazer um grande movimento em prol de soluções para os problemas que envolvem a água.
 

Um requerimento do vereador Nilton Cesar Moreira (PROS), aprovado nesta quarta-feira (25), foi o motivador do debate. Ele solicitou à Companhia Estadual de Águas e Esgotos (CEDAE) a ligação da água no bairro Jardim Franco, que, embora já possua a rede necessária, continua sem abastecimento.
 

Parlamentares expuseram diversos problemas relacionados aos recursos hídricos, tais como o risco de escassez; a falta de uma rede eficiente de tratamento e abastecimento; o mercado paralelo de caminhões-pipa e o desmatamento e a poluição, que comprometem os mananciais.
 

Após as explanações, Eduardo acrescentou que, ao longos dos anos, tem assistido o apelo da população aos governantes, sem o resultado esperado. Ele acrescentou ainda, que, de acordo com informações da CEDAE, em 20 anos o Rio Macaé não será mais capaz de abastecer a cidade.
 

O presidente da Câmara aproveitou a ocasião para convidar a classe empresarial, política e os cidadãos, a fim de mobilizar esforços para solucionar os problemas relatados em plenário.
 

“Já está na hora de fazermos um movimento maior, envolvendo toda a sociedade, para recuperarmos os mananciais, as margens desmatadas dos rios e conscientizarmos a população sobre a necessidade de preservar as nascentes e usar a água de forma responsável.”
 

No dia anterior, Eduardo Cardoso havia apontado a falta d’água como um dos desafios mais preocupantes da atualidade. Ele também já havia sinalizado o desejo de reunir novos parceiros para criar leis que garantam a preservação dos mananciais e regulamente o uso sustentável da água.
 

“Vamos conversas com dirigentes de outras câmaras e prefeituras da região e analisarmos de que forma cada um pode contribuir para a solução do problema”, esclareceu.
 

Jornalista: Adriana Corrêa

Últimas Notícias

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.