Câmara terá programação para comemorar o Dia do Servidor

 <span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 14px; text-align: justify;">Palestras e café da manhã fazem parte da programação que começa na próxima quarta-feira (29).</span>

Para homenagear todos aqueles que desenvolvem um bom trabalho na Casa Legislativa, a Câmara Municipal de Macaé preparou uma série de palestras que acontecerão durante a semana. Na terça-feira (28), Dia do Servidor, não haverá expediente na instituição. Contudo, nos demais dias, a Câmara funcionará normalmente, das 9h às 17h, inclusive na segunda-feira (27).
 

Voltada para os servidores, a programação começa na quarta-feira (29) com a palestra Finanças: Sonho ou Pesadelo?, que será proferida pelo diretor de contabilidade da Câmara, Paulo César do Rosário. A partir das 15h, ele vai mostrar ao público como planejar e controlar as finanças familiares. Todas as palestras acontecerão no Salão Nobre do Palácio Natálio Salvador Antunes, na nova sede da Câmara Municipal de Macaé.  
 

De acordo com Paulo César, os problemas financeiros são a segunda maior causa de divórcios no mundo. “Já faço essa palestra em encontros de casais para mostrar como a forma de lidarmos com o dinheiro pode atrapalhar a nossa vida e os nossos relacionamentos. Quero demonstrar que é possível faltar ou sobrar dinheiro, independente do quanto nós ganhamos, tudo depende do bom uso que fazemos dele”, garantiu.
 

A segunda palestra é sobre o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Na próxima quinta-feira (30), às 10h30min, a professora revisora-redatora Rosângela Vasconcelos apresentará as mudanças que ocorreram na língua escrita após a Reforma Ortográfica.
 
“A partir do dia 1º de janeiro de 2009 entrou em vigor o Novo Acordo Ortográfico e este trouxe algumas alterações significativas quanto à acentuação, acréscimo de algumas letras que vieram compor o nosso alfabeto, extinção do trema, uso do hífen. Como toda mudança implica em adequação, é normal sentirmos algumas dificuldades. Todavia, é essencial buscarmos suporte bibliográfico, seja no dicionário ou em livros didáticos, quando surgirem as dúvidas, para o quanto antes nos familiarizarmos à nova ortografia”, enfatizou a professora.
 

Já na sexta-feira (31), os servidores serão recepcionados por um café da manhã, que será servido no hall de entrada às 9h30. Na sequência, será a vez da publicitária e servidora, Lívia Suhett, falar sobre A Coragem do Servir, também às 10h30. Ela utilizará conceitos de alguns pensadores para promover uma reflexão sobre o ato de servir.
 

“A ideia é levá-los a refletir sobre algumas atitudes do dia a dia e mostrar como a proatividade, o profissionalismo e a cordialidade podem melhorar o ambiente de trabalho, o relacionamento com os colegas e o atendimento ao público”, explicou Lívia.
 

Todos os servidores do Legislativo Municipal estão convidados a participar da programação, que é uma iniciativa da Diretoria de Recursos Humanos em parceria com a Diretoria de Assuntos Legislativos e Diretoria de Contabilidade. “É uma forma de homenagear os servidores, promover a sua valorização e a troca de experiências entre eles”, esclareceu o diretor de Recursos Humanos, Aristófanis Quirino.
 

Jornalista: Adriana Corrêa

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Clique aqui para ter acesso à Resolução nº 1965/2016, que regulamenta a aplicação, no âmbito da Câmara Municipal de Macaé, da Lei Federal nº 12.527 e dá outras providências.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.