Pular para o conteúdo
Degradê com CSS
Degradê com CSS

Direitos dos Idosos em discussão na Câmara de Macaé

Julinho e Robson apresentaram proposições para atender demandas da terceira idade.

Dois requerimentos com foco nos idosos foram aprovados na sessão desta terça-feira (12), na Câmara Municipal de Macaé (CMM). O primeiro foi do vereador Robson Oliveira (PSDB) e solicita a manutenção, a restauração e a dedetização do Centro de Convivência do Idoso (CCI), no bairro Ajuda. O segundo é um pedido do parlamentar Júlio César de Barros (PMDB), O Julinho do Aeroporto, para debater a atenção à Terceira Idade no município. A audiência pública está marcada para quinta-feira, 21 de junho, às 17h, na CMM.
Robson lembrou que o dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. Para ele, este é um momento importante no sentido de lembrar e cobrar soluções que atendam às demandas dos idosos.
“Estive no CCI e vi que os idosos convivem com aparelhos quebrados, rachaduras no prédio, grades enferrujadas, objetos danificados e insetos que circulam pelo local. Os profissionais que ali atuam fazem um trabalho incrível, mas o espaço precisa de reforma para continuar a desenvolver atividades como crochê, artesanato e o atendimento de fisioterapia”, justificou Robson.
Pauta da Audiência Pública
O debate do dia 21 de junho discutirá diversos assuntos relacionados à Terceira Idade. O médico e vereador Márcio Bittencourt (PMDB) chamou a atenção para os buracos, obstáculos e irregularidades nas calçadas e vias públicas. Ele informou que essa seria uma das grandes causas de quedas e fraturas na terceira idade. “Precisamos dar mais atenção a essas questões.”
Outro problema enfrentado por esse grupo é a falta de medicamentos e fraldas geriátricas que, segundo Maxwell, vem causando transtornos à população, sobretudo aos mais carentes. “Há idosos acamados que não podem sair de casa e outros tantos em grande necessidade, mas o governo não os ajuda.”
De acordo com Maxwell, com frequência faltam medicamentos e fraldas e, quando estão disponíveis, o governo cria burocracias descabidas para fornecer o que o idoso precisa. “Agora está sendo exigido até atestado de pobreza, o que está em desuso e obriga o solicitante a buscar a Defensoria Pública para conseguir o que lhe é devido. O problema é que esses procedimentos aumentam o tempo de espera e enquanto isso o idoso fica desassistido”.

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.