Os prejuízos com as inundações na Nova Macaé ocasionaram audiência pública da Câmara Municipal, na noite desta quarta-feira (24). Vitimados por enxurradas, após a implantação do loteamento Jardim Vitória, os moradores estão preocupados com nova iniciativa na área, o condomínio Monte Elíseo, da RPX Empreendimentos. A audiência foi presidida por Maxwell Vaz (SD), presidente da Comissão de Meio Ambiente.
“Já perdi dois carros, uma moto e todos os meus móveis. Tenho barreiras de 1,5 metro para contenção, um motor para bombear e uma grande caixa d´água para escoar as inundações”. O depoimento de Moysés de Castro representa a situação dos moradores da rua Anísio Gomes Cabral, antiga Rua 12, a mais atingida. Várias pessoas repetiram relatos semelhantes.
Segundo o responsável técnico do empreendimento, Antonio Camoleze, toda a documentação e estudos exigidos pela prefeitura foram apresentados. “Retiramos entulho, lixo e plantamos capim para contenção da encosta. A impermeabilização do solo vai gerar um aumento mínimo no fluxo das águas”, disse Antonio Camoleze, responsável técnico do empreendimento.
O relator da comissão, Márcio Bittencourt (PMDB), defendeu os moradores. “Quem já está quase ‘se afogando’ vai acabar ‘afogado’, mesmo que o aumento do problema seja pequeno”, opinou.
O consultor técnico da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade, Renato Ferreira, informou que “o empreendimento atendeu aos requisitos ambientais, mas, como alguns itens precisam de atualização, ontem (23), as obras foram embargadas”.
Já Camoleze se disse surpreso com o embargo e afirmou que a RPX tomará as providências para a regularização. Ele garantiu que os empreendedores pretendem atender ao que for necessário para que o condomínio não represente perigo para a região.
Reunião no dia 1º de junho
Camoleze responsabilizou a prefeitura pela falta de fiscalização na implantação do Jardim Vitória. Foi marcada uma reunião no local das obras para o dia 1º de junho, com moradores, empreendedores e secretarias de governo envolvidas. “Vamos ver se a secretaria de Obras se redime por não ter comparecido a esta audiência e torcer para que se chegue a um bom resultado para todos”, concluiu Maxwell.
Jornalista: Marcello R. Benites
Menu