♿ Acessibilidade:
Degradê com CSS
Degradê com CSS

Encontro de Corais do Legislativo reúne grande público e movimenta o Centro

Além de boa música reunindo a comunidade, foi fomentada a venda de pequenos empreendedores

Cerca de 600 pessoas assistiram ao 1º Encontro de Corais do Centro Cultural do Legislativo, em frente à sede antiga da Câmara de Macaé, no Centro. Durante o evento gratuito, realizado na noite desta sexta-feira (26), o público quase lotou o espaço entre o prédio e as lojas.

Com o nome de “Saudação à Primavera”, as apresentações tiveram um repertório que foi das músicas cristãs às populares, com grupos de Macaé, Rio das Ostras e Campos dos Goytacazes. O regente do coral Jardora, da Igreja Presbiteriana, ficou impressionado com o porte do encontro. “Moro aqui desde os anos 1990 e jamais vi um evento de corais com tanta gente”.

Representando o presidente do Legislativo, Alan Mansur (Cidadania), o vice, Luciano Diniz (Cidadania), lembrou que a programação integra as ações da Frente Parlamentar de combate à Desertificação do Centro de Macaé. “É um fenômeno mundial em cidades grandes e médias”. Entre outros motivos, o esvaziamento das áreas centrais ocorre porque os moradores se retiram para morar em outros bairros.

O diretor do Centro Cultural, Meynardo Rocha, afirmou que a escolha para a realização do evento em uma sexta, no início da noite, foi proposital. “Queríamos atrair as pessoas que saem do trabalho a essa hora”. Outro fator que contribuiu pela opção deste dia foi o fato de o público, geralmente, poder ficar acordado até mais tarde.


Cultura fomentando a economia

Foi esse o caso do funcionário da Acim, Carlos Souza. “Estou gostando muito. Terminei o expediente, vi o movimento e fiquei, ainda de uniforme”. Dona Neusa Maria, pipoqueira em um ponto próximo, estava atendendo às pessoas que formaram fila ao lado de seu carrinho. “Já estava indo pra casa e parei aqui. E agora vou até ter que comprar mais óleo, que o meu acabou”.

Para a secretária de Cultura Waleska Freire, atividades culturais movimentando a economia são fundamentais para revitalizar o bairro. “Isso favorece que as pessoas se encontrem aqui no Centro. Além disso, estamos provando que a música cantada em conjunto nos fortalece como comunidade”, acrescentou.

Dona Marizete Barbosa, de 86 anos, integra o Coral da Uenf, que reúne professores, alunos, funcionários e pessoas da comunidade. Ela não estava cansada com a viagem, nem preocupada com a volta para Campos, logo após o evento. “A música é a minha vida e pra cantar, faço qualquer sacrifício”.

Galeria de Fotos

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.