Executivo reforça intenção de rescindir contrato com a SIT

Governo apresentou proposta para o transporte público

“No que depender da minha assinatura, a empresa SIT não fica mais um dia em Macaé”. Com essas palavras, o prefeito Welberth Rezende (Cidadania) se manifestou na audiência pública, no final da tarde de terça-feira (5), que foi convocada para apresentar o novo projeto para o transporte urbano. O ato foi realizado na Câmara dos Vereadores e teve a condução da Secretaria de Mobilidade Urbana.

Relatora da Comissão de Transporte, Iza Vicente (Rede) elogiou o Executivo por abrir diálogo, especialmente para ouvir os passageiros. Nos últimos meses, uma chamada pública recebeu aproximadamente três mil sugestões. A parlamentar ainda solicitou estudos sobre a implementação de ônibus sustentáveis.

“Queremos saber é possível ter uma frota que gere menos emissão de carbono. Hoje, há veículos elétricos ou movidos a hidrogênio. Também sugiro que o governo veja os exemplos das cidades que municipalizaram o transporte, aumentando o controle da qualidade”, acrescentou a vereadora.

De acordo com o secretário de Mobilidade, Jayme Muniz Ferreira Neto, os custos ficariam muito elevados, mas uma das alternativas pode ser o ônibus a gás (GNV). “Somos o maior produtor do país. O prefeito Welberth colocou o transporte público entre as prioridades e, talvez, esse seja um dos maiores problemas. Tivemos alguns avanços, mas o serviço está longe de ser positivo.”

Por contrato, o Sistema Integrado de Transporte tem o direito de atuar nas linhas de ônibus até 2025, uma vez que este teve prorrogação assinada pela última gestão. Recentemente, a Procuradoria Geral de Macaé acionou a Justiça para obrigar a empresa a realizar manutenção dos veículos, mas o pedido foi negado.


Licitação

A prefeitura está decidida em não aguardar os três anos que ainda restam de contrato com a SIT. Segundo Jayme Muniz, a expectativa é lançar edital para a nova concessão pública, além de buscar meios legais para o rompimento de forma unilateral. Presente na audiência, o Procurador Geral, Fabiano Paschoal, afirma que já foram apresentadas sete notícias-crime contra a empresa para embasar as ações.

Para a nova proposta, a Mobilidade Urbana acredita que a implementação de novas tecnologias garantirá um serviço de qualidade aos munícipes. O subsídio para manter a passagem a R$ 1 também está assegurado, além de estabelecer tempo máximo de vida útil dos ônibus em três anos. Atualmente, a SIT coloca nas ruas veículos com mais de oito anos de uso, segundo o Executivo.

Jayme divulgou que a licitação será dividida em quatro blocos e que as empresas vencedoras, obrigatoriamente, deverão ter toda a frota com ar-condicionado e internet wi-fi liberada, além de GPS para localização em tempo real. “Teremos um aplicativo para que o usuário saiba exatamente o horário que o ônibus passará no ponto.”

Em breve, o governo espera instalar novos 175 pontos com cobertura pelos bairros e distritos da cidade. O planejamento ainda inclui um terminal de ônibus em Córrego do Ouro (Região Serrana), um terminal de integração na Cidade Universitária e reformas nos terminais do Parque de Tubos e do Lagomar. As obras do novo Terminal Cehab começaram na última semana.

Professor da UFRJ, André Borges questionou o abandono do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), com vagões que foram adquiridos ainda na gestão do ex-prefeito Riverton Mussi (2005-2012). Jayme disse que o custo tornaria o modelo inviável, mas que a prefeitura negocia a venda das unidades com outros municípios.

Presidente da Comissão de Mobilidade, Amaro Luiz (PRTB) elogiou as propostas apresentadas. “É muito importante ver que tudo está sendo feito de forma coletiva. O Legislativo atua para que a população, finalmente, possa ter um transporte de qualidade.”

A íntegra da audiência pode ser conferida no link abaixo:

Galeria de Fotos

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.