Pular para o conteúdo
Degradê com CSS
Degradê com CSS

Falta de policiamento pode levar banco a fechar as portas na Região Serrana

 <span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 14px; text-align: justify;">A vereadora Renata Thomaz foi a autora do requerimento que solicita policiamento em sete distritos da Região Serrana.</span>

A vereadora Renata Thomaz (PV) protestou na sessão desta terça-feira (2) contra a falta de policiamento na Serra macaense. Ela apresentou um requerimento destinado ao Governo do Estado “solicitando que, através do 32º Batalhão de Polícia Militar de Macaé, venham a ser restabelecidas as rondas policiais com viaturas da Polícia Militar, abrangendo os Distritos de Glicério, Córrego do Ouro, Trapiche, Frade, Cachoeiras de Macaé, Frade e Sana, no intuito de prover maior segurança pública aos moradores”.
 

“Não é de hoje que brigamos pela região, porém, parece que quanto mais nós pedimos, mais nos tiram. Não vemos policiamento desde o início do ano e por isso estamos prestes a perder um banco que temos na região”, afirmou.
 

Chico Machado (PMDB) apoiou o protesto da vereadora e acrescentou: “Sugiro que a vereadora solicite ao gerente desse banco em Córrego do Ouro, que manifeste por escrito a sua intenção de fechar a agência, pois talvez haja outros motivos além da segurança”. Chico afirmou que o comando do 32º BPM não tem respondido às solicitações da Câmara relacionadas a questão da segurança em Macaé.
 

George Jardim (PMDB) também concordou com Renata. “Quanto à segurança, vivemos à mercê da sorte na Região Serrana. Ao invés de nos atender, o Governo do Estado ainda tira o que temos. No Sana, também perdemos um caixa eletrônico por falta de segurança. Isso tem levado aposentados a virem a Macaé retirar seus pagamentos, tendo, além do desconforto, um risco ainda maior de serem assaltados”, disse ele ressaltando que a falta de segurança ainda é mais grave em Cachoeiras de Macaé.

 

Carência de deputados estaduais que intervenham por Macaé

“Se formos falar com o comandante do 32º Batalhão, ele vai falar do efetivo reduzido. Como atender a Macaé e municípios vizinhos com um efetivo de 700 homens? Nós deveríamos mandar um requerimento ao prefeito para que ele cobrasse dos candidatos a deputado estadual que ele apoiou, e que se elegeram, para que intervenham em favor da segurança em Macaé”, disse Amaro Luiz (PSB).
 

Segundo o vereador, a falta de segurança no município deveria ser cobrada também dos membros “da classe política local que apoiaram candidatos de fora que foram eleitos”. Amaro lamentou a não eleição de Chico Machado e Igor Sardinha (PT) à Alerj. Já José Prestes (PV) mencionou a ligação do problema da segurança com o das telecomunicações na Serra. “Não temos uma torre para telefonia. Na minha casa, se alguém for assaltar, tenho que abrir a porta, pedir licença ao indivíduo e ir até um ponto onde o telefone funciona para chamar a polícia”, ironizou.
 

Igor Sardinha mencionou que o prefeito Aluízio dos Santos Júnior foi coordenador regional da campanha eleitoral do governador Luiz Fernando Pezão. “O governador veio à região prometendo segurança pública e, depois de eleito, retirou os DPOs de Macaé e municípios vizinhos. Várias prefeituras se mobilizaram e reverteram essa situação, menos a de Macaé”, disse ele.
 

Igor criticou também o emprego ostensivo da Guarda Municipal em blitzes e outras ações antes restritas à PM, afirmando temer a ocorrência “de tragédias envolvendo servidores municipais”. Welberth Rezende (PPS) lembrou que o novo Estatuto Geral das Guardas Municipais dá às corporações prerrogativa de “patrulhar”, “agir contra perdas” e pela “preservação da vida”.

 

Jornalista: Marcello Riella Benites

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.