A mostra A Casa e o Tempo recebeu na manhã desta segunda-feira (3), no Museu do Legislativo, um grupo do Centro de Convivência e Cultura, do Programa de Saúde Mental do município. A visita fez parte da Oficina Cantos e Contos, coordenada pela fonoaudióloga Luciana Aguiar. Segundo ela, a maioria dos participantes são idosos com desgaste nas cordas vocais, mas a iniciativa está aberta a pessoas de outras idades.
“Não fazemos atendimento ambulatorial, nossa atuação é para estimular a convivência por meio da cultura e da arte”, disse Luciana, informando que a equipe tem também um musicoterapeuta, uma terapeuta ocupacional e uma enfermeira. A visita guiada foi realizada pelo historiador e servidor da Câmara Meynardo Rocha de Carvalho. “Com a presença deles, nossa mostra cumpre seu papel social e cultural de promover o encontro da história coletiva com as histórias individuais”.
O grupo, conduzido pelo historiador, fez um percurso conhecendo a história da cidade e do prédio. Uma das atrações foi a reprodução do quadro “Desembarque de escravos negros na Ilha de Santana”, de 1840, do pintor dinamarquês Paul Harro-Harring, mostrando pessoas nuas, acorrentadas num barco, sendo chicoteadas. A obra tem grande relação com a construção, porque seu primeiro proprietário, Francisco Domingues de Araújo, foi traficante de escravizados.
Ao final, os visitantes cantaram, no plenário histórico e na escadaria do museu, sucessos de Carmen Miranda como “E o mundo não se acabou”, composição de Assis Valente, e “Disseram que voltei americanizada”, composta por Luís Peixoto e Vicente Paiva, além de “Tipo Zero”, de Noel Rosa, entre outras.
93 anos de história
Celina Tavares da Silva, de 93 anos, mora em Macaé desde janeiro. “Sou de Conceição de Macabu, mas já conhecia esta casa, de quando estive aqui, em 1960. Está muito mais bonita. Também gostei bastante da programação, muito bem elaborada”.
A mostra A Casa e o Tempo: 189 anos de histórias: 1835-2024 já recebeu aproximadamente 600 visitantes. Começou no dia 15 de maio e vai até 30 de novembro, das 9h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. O Museu do Legislativo fica na Praça Gê Sardemberg. Av. Rui Barbosa, 197, Centro. Visitas guiadas devem ser agendadas pelo telefone 2772-4885 ou por e-mail: coord.museu@cmmacae.rj.gov.br. A entrada é franca.