Macaé 208 anos: homenagem a Dr. Eduardo e Thales marca solenidade

Cesinha diz que a prioridade é vencer a pandemia e retomar o progresso

 Uma homenagem ao ex-presidente do Legislativo Dr. Eduardo Cardoso e ao seu filho, o vereador Thales Coutinho, mortos recentemente pela Covid-19, concluiu a cerimônia dos 208 anos de aniversário de Macaé. A solenidade realizou-se no Salão Nobre da Câmara, na manhã desta quinta-feira (29). O evento contou com a presença do prefeito Welberth Rezende (Cidadania).
As memórias de Cardoso e Coutinho ao final de um vídeo que registrava o início da pandemia, com a declaração da ONU, e os esforços da ciência para contê-la. Foi lembrado ainda o servidor da Casa, Carlos Lécio de Oliveira, outra vítima do coronavírus.
“Em anos passados, essa data nos lembrava festa e comemoração. Hoje, nos resta a missão de vencer a Covid-19”, disse o presidente Cesinha (Pros), no início do evento. Ele lamentou os mais de 550 mil mortos pela doença no país e enfatizou também a importância de “recolocar Macaé na rota do desenvolvimento”.
“Thales, sua luta não será esquecida”
Iza Vicente (Rede) discursou em seguida: “Estou representando a bancada feminina”, disse com bom humor, ironizando o fato de ser a única mulher entre os parlamentares macaenses. Ela recordou os mais de 700 óbitos na cidade e homenageou o colega falecido: “Thales, sua luta não será esquecida”.
Guto Garcia (PDT) representou a bancada governista. “Recordo aqui que o prefeito fez a entrega simbólica da autorização das obras do Porto de Macaé”, disse ele num pronunciamento que mencionava a construção de termelétricas e outras obras em prol do desenvolvimento e geração de empregos.
Prefeito prestigia a cerimônia
Em seu discurso, Welberth ressaltou a dor pelas perdas de Eduardo e Thales, e informou sobre a classificação do município como um dos três que melhor combate a pandemia no estado, segundo a UFRJ. Já o deputado estadual e ex-vereador Chico Machado (PSD) frisou: “É a primeira vez, depois de muitos anos, que um prefeito prestigia a festa de aniversário da cidade nesta Casa”.
Na ocasião, foram entregues as tradicionais placas de Mérito Político e Cidadania Macaense, concedidas pelos parlamentares a pessoas que contribuíram com o desenvolvimento do município, entre as quais o próprio Chico Machado e o deputado federal Gutemberg Reis (MDB).
Segurança na pandemia
Com o objetivo de garantir a segurança na solenidade, servidores e parlamentares foram submetidos à testagem da Covid-19. No início da manhã, ocorreu a sanitização completa do Salão Nobre.
A entrada das autoridades passou por controle da equipe de segurança e o limitado público presente permaneceu em espaços com distanciamento social e pontos de higienização.


 


 

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.