Uma homenagem ao ex-presidente do Legislativo Dr. Eduardo Cardoso e ao seu filho, o vereador Thales Coutinho, mortos recentemente pela Covid-19, concluiu a cerimônia dos 208 anos de aniversário de Macaé. A solenidade realizou-se no Salão Nobre da Câmara, na manhã desta quinta-feira (29). O evento contou com a presença do prefeito Welberth Rezende (Cidadania).
As memórias de Cardoso e Coutinho ao final de um vídeo que registrava o início da pandemia, com a declaração da ONU, e os esforços da ciência para contê-la. Foi lembrado ainda o servidor da Casa, Carlos Lécio de Oliveira, outra vítima do coronavírus.
“Em anos passados, essa data nos lembrava festa e comemoração. Hoje, nos resta a missão de vencer a Covid-19”, disse o presidente Cesinha (Pros), no início do evento. Ele lamentou os mais de 550 mil mortos pela doença no país e enfatizou também a importância de “recolocar Macaé na rota do desenvolvimento”.
“Thales, sua luta não será esquecida”
Iza Vicente (Rede) discursou em seguida: “Estou representando a bancada feminina”, disse com bom humor, ironizando o fato de ser a única mulher entre os parlamentares macaenses. Ela recordou os mais de 700 óbitos na cidade e homenageou o colega falecido: “Thales, sua luta não será esquecida”.
Guto Garcia (PDT) representou a bancada governista. “Recordo aqui que o prefeito fez a entrega simbólica da autorização das obras do Porto de Macaé”, disse ele num pronunciamento que mencionava a construção de termelétricas e outras obras em prol do desenvolvimento e geração de empregos.
Prefeito prestigia a cerimônia
Em seu discurso, Welberth ressaltou a dor pelas perdas de Eduardo e Thales, e informou sobre a classificação do município como um dos três que melhor combate a pandemia no estado, segundo a UFRJ. Já o deputado estadual e ex-vereador Chico Machado (PSD) frisou: “É a primeira vez, depois de muitos anos, que um prefeito prestigia a festa de aniversário da cidade nesta Casa”.
Na ocasião, foram entregues as tradicionais placas de Mérito Político e Cidadania Macaense, concedidas pelos parlamentares a pessoas que contribuíram com o desenvolvimento do município, entre as quais o próprio Chico Machado e o deputado federal Gutemberg Reis (MDB).
Segurança na pandemia
Com o objetivo de garantir a segurança na solenidade, servidores e parlamentares foram submetidos à testagem da Covid-19. No início da manhã, ocorreu a sanitização completa do Salão Nobre.
A entrada das autoridades passou por controle da equipe de segurança e o limitado público presente permaneceu em espaços com distanciamento social e pontos de higienização.
Menu