Pular para o conteúdo
Degradê com CSS
Degradê com CSS

Ilha Leocádia: moradores ficam, mas devem preservar o mangue

Audiência pública aconteceu na noite da última segunda (20)

 

Na noite desta segunda-feira (20), a Câmara Municipal de Macaé sediou a audiência pública sobre a proposta de alteração no Código de Urbanismo para revogar a proteção de mangue na Ilha Leocádia. Se aprovada, a maior parte das cerca de mil famílias que lá se instalaram poderão permanecer. Exceções ficam por conta de residências em locais de risco, próximo ao Rio Novo, por exemplo.

 

O evento foi solicitado pela Comissão de Meio Ambiente da Câmara e presidido por Júlio César de Barros (PMDB), o Julinho do Aeroporto. “O objetivo é sairmos daqui com um pacto para que o poder público estabeleça os parâmetros de ocupação e a população se comprometa a preservar o mangue”, disse Maxwell Vaz (SDD), presidente da comissão, no início da audiência.

 

A alteração é proposta pelo Projeto de Lei Complementar (PLC) 001/2017, do Executivo, que transforma a Ilha Leocádia em uma Zona de Especial Interesse Social (Zeis), compreendendo as comunidades Ilha Colônia Leocádia e Rio Novo. “Já estamos lá há 18 anos e o TAC (Termo de Ajuste de Conduta) que determina a nossa saída é de 2004”, lembrou Roberto Ramalho, presidente da Associação de Moradores da Ilha Leocádia.

 

“Apesar de o Ministério Público (MP), na época, determinar a nossa saída, a comunidade preservou o mangue. Foram muitas batalhas judiciais até hoje e, mesmo assim, vivemos sem saneamento básico e sem energia elétrica”, completou José Carlos Pessanha, presidente da Associação de Moradores de Rio Novo.

 

“Houve uma evolução no TAC com o MP passando de uma visão meramente preservacionista para outra que visa harmonizar a preservação com a atividade humana tradicional. Assim, é possível a permanência das famílias”, afirmou o procurador do Ministério Público Federal, Leandro Mitidieri.

 

Luz elétrica até julho

 

Quanto à reclamação sobre falta de infraestrutura, a secretária adjunta de Habitação, Alessandra Aguiar, afirmou: “Não podemos implantar a luz e o saneamento numa área interditada pelo Ministério Público”. Segundo ela, com a aprovação do PLC, a energia elétrica poderá chegar ao local a partir de julho deste ano.

 

“Em visitas à Ilha Leocádia, ouvimos dos moradores que não sairiam de lá de forma alguma. Creio que preservar o ambiente e, paralelamente, dar condições de vida às pessoas é a melhor saída”, afirmou Julinho. Participaram também da audiência os vereadores Luciano Diniz (PMDB), Alan Mansur (PRB), Val Barbeiro (PHS), José Queiroz dos Santos Neto (PTC), o Neto Macaé, Marvel Maillet (Rede), Marcio Bittencourt (PMDB) e Marcel Silvano (PT).

 

Jornalista: Marcello Riella Benites 

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.