Inscrições abertas para curso de processo e técnica legislativa

Podem se inscrever servidores, assessores parlamentares e interessados em geral

A Câmara Municipal de Macaé, em parceria com a Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (ELERJ), abriu 50 vagas para o curso de processo e técnica legislativa. Podem participar, gratuitamente, servidores, assessores parlamentares e interessados em geral da cidade e da região. O prazo para as inscrições vai até o dia 30 de julho pelo e-mail secretaria@cmmacae.rj.gov.br, informando nome completo, cargo e local de trabalho.
O objetivo é ensinar e aperfeiçoar técnicas de elaboração de projetos e outras ferramentas do processo legislativo, tais como resoluções, emendas, leis complementares, medidas provisórias, leis delgadas e outras. As aulas acontecerão do dia 31 de julho ao dia 02 de agosto, das 9h às 18h, na Escola do Legislativo de Macaé – prédio histórico localizado na avenida Rui Barbosa 566. A carga horária será de 24h e os participantes receberão certificado.
O seminário será ministrado pelo assessor parlamentar da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, Carlos Frederico dos Santos, que possui larga experiência em processo legislativo municipal. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição.
De acordo com informações dos organizadores, essa é uma oportunidade para aqueles que querem aprender sobre competência legislativa, iniciativas de lei, tramitação dos processos, elaboração e formatação de textos para fins específicos, além de normas e limites constitucionais e legais.

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Clique aqui para ter acesso à Resolução nº 1965/2016, que regulamenta a aplicação, no âmbito da Câmara Municipal de Macaé, da Lei Federal nº 12.527 e dá outras providências.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.