♿ Acessibilidade:
Degradê com CSS
Degradê com CSS

Legislativo macaense reconhece mulheres da cadeia produtiva da pesca

Leandra Lopes apresentou o projeto, em coautoria com o presidente Alan Mansur. Foto: Ivana Gravina.

A Câmara de Macaé aprovou nesta terça-feira (7) uma legislação pioneira no reconhecimento da categoria profissional de trabalhadoras que limpam, cortam e preparam os peixes para a venda – como as descascadeiras, descamadeiras, fileteiras e marisqueiras. O Projeto de Lei (PL) 202/2025, de Leandra Lopes (PT), institui o Programa Municipal de Desenvolvimento Sustentável das Atividades das Mulheres da Cadeia Produtiva da Pesca Artesanal. A proposta prevê políticas públicas para as profissionais.

Após o evento em Macaé, Leandra informou que Vitória e Valéria representaram a cidade nas conferências estadual e nacional. “Somos muito gratas à deputada Benedita da Silva (PT-RJ) pelo apoio dado a elas em Brasília”. De acordo com a vereadora, a partir do exemplo de Macaé, o projeto pode ser apresentado em nível federal. “São mulheres que trabalham na beira dos rios e das praias, com os pés na água, preparando o pescado que chega nos nossos pratos”.

“Esse projeto foi feito com a colaboração das trabalhadoras, especialmente de duas que estão aqui”, afirmou a parlamentar. Ela estava falando de Vitória Basílio de Oliveira e Valéria da Silva, que conheceu na 6ª Conferência Municipal da Mulher, realizada em julho. “Elas vieram em grupo, para reivindicar o reconhecimento, alegando que não são pescadoras, mas também participam da cadeia produtiva”.

Pela origem na atividade pesqueira e iniciativas para área, o presidente Alan Mansur (Cidadania) foi convidado pela petista a assinar como coautor. “É um trabalho difícil e perigoso. Vamos sugerir que certa porcentagem do defeso seja destinado a elas”, afirmou, considerando o benefício dado aos pescadores quando a atividade é proibida no período de reprodução dos peixes.

Liomar Queiroz (Agir), filha de pescador, apoiou: “Sei das dificuldades da profissão, pois muitas vezes já descasquei camarão para conseguir dinheiro e adquirir coisas de minha necessidade que meu pai não tinha condições de comprar”. Rond Macaé (PSDB) e Marvel Maillet (Rede) também discursaram favoravelmente. Aprovado, o projeto segue para sanção do Executivo.

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.