A Câmara de Macaé defende que o poder público deve seguir com os debates sobre o retorno das aulas presenciais, desde que haja segurança para os alunos e os profissionais envolvidos. Por isso, os vereadores aprovaram, nesta terça-feira (2), o convite para que especialistas no assunto e representantes da prefeitura discutam o tema na sessão de amanhã (3), a partir das 10h. A iniciativa partiu de Guto Garcia (PDT) e foi reforçada por Iza Vicente (Rede).
O presidente Cesinha lembrou que, há quase um ano, o calendário escolar foi afetado diretamente por conta da pandemia. Ele acredita que, com o diálogo, será possível identificar as alternativas viáveis. “Nossa economia também sofreu grandes impactos e o desafio de voltar a crescer é muito grande. Com educação e investimentos, será possível diminuir as desigualdades”, acrescentou.
A videoconferência teve a participação do prefeito Welberth Rezende (Cidadania), que defendeu a união em prol de Macaé. “Precisamos de sabedoria e serenidade para tomar as medidas certas, além de muito diálogo. Já começamos a vacinar, mas a quantidade que chegou ainda não foi suficiente para imunizar todo o grupo prioritário.”
Welberth também destacou que o Legislativo, no ano passado, destinou os recursos de todas as emendas impositivas (aproximadamente R$ 23 milhões) para a compra direta de vacinas contra a Covid-19. “Ainda hoje, faremos novo contato com o Instituto Butantan para reforçar a nossa intenção. Com o apoio desta Casa, temos os recursos necessários para acelerar a campanha”, acrescentou.
Na última semana, a prefeitura criou a Comissão Especial “Vacina Macaé”, que conta com o vereador Rond Macaé (Patriota) como membro.
Como acompanhar
Por medida de segurança, as sessões seguem virtuais e podem ser acompanhadas no Youtube (canal Câmara de Macaé) ou diretamente no link: https://www.cmmacae.rj.gov.br/tv-camara/.