O vereador José Prestes apresentou novo requerimento para expandir os planos de telefonia na Região Serrana.
<span style="font-size:14px;"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif;">O vereador José Prestes (PV), que já havia solicitado envio de correspondência às empresas Vivo e Tim para estenderem serviços de telefonia celular na Serra Macaense, apresentou novo requerimento semelhante, agora relativo à Claro e à Oi, nesta terça-feira (18). A proposição, que define como “crítica” a situação da telefonia na região, pede a expansão dos planos para Bicuda Grande, Bicuda Pequena, Serro Frio, Sana, Serra da Cruz, Areia Branca, Duas Barras e Novo Mundo. Os vereadores presentes aprovaram a proposta por unanimidade.</span></span><br />
“Eu vejo as dificuldades da população e também sofro na pele, pois moro na Região Serrana. Certa vez, por exemplo, convidei um amigo para me visitar e ele disse que não podia ir pois tinha determinada situação pela qual não podia ficar sem celular acessível”, relatou Prestes. Nilton César (Pros), o Cesinha, mencionou a existência de uma antena no Trapiche, que poderia atender também os moradores de Córrego do Ouro e Glicério, mas que não funciona devido à falta de energia elétrica. Segundo ele, o problema poderia ser solucionado com torres repetidoras, colocadas em locais onde os sinais das telefônicas chegam.
Cesinha lembrou ainda que existe uma determinação da Anatel que obriga as empresas a atenderem, até 2016, também locais com baixa quantidade de usuários, ainda que o investimento não seja atraente.
George Jardim (PMDB) disse que há muita luta pela telefonia na Serra. “Isso já vem desde os governos anteriores e continua. O estudante da Bicuda não tem direito à tecnologia para estudar e, no futuro, disputar o mercado de trabalho. Imagine o que é isso. Se ele quiser usar a internet para estudar tem que vir a Macaé. E quem não pode vir fica mais prejudicado ainda”, lamentou.
Marcel Silvano (PT) disse que apresentará um requerimento solicitando à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico que faça um levantamento da demanda, e coordene o diálogo com as empresas prestadoras de serviço. “Estive em algumas localidades da Região Serrana e ouvi que, além da telefonia e da internet, a dificuldade de acesso ao sinal de televisão também é enorme”, informou.
Limpeza urbana na Serra
Renata Thomaz de Oliveira (PV) apresentou requerimento solicitando ao Executivo informações sobre o serviço de limpeza urbana na região, incluindo a relação dos funcionários terceirizados; a área de prestação de serviço e o responsável de cada equipe. Segundo a vereadora, “são crescentes as reclamações acerca da coleta realizada nos distritos da Serra Macaense”.
Jornalista: Marcelo Riella Benites