Pular para o conteúdo

Leitura de projetos e críticas à Saúde na primeira sessão após recesso

Parlamentares discutiram PLs que serão votados futuramente
[responsivevoice voice="Brazilian Portuguese Female" buttontext="Ouvir"]

[responsivevoice voice=”Brazilian Portuguese Female” buttontext=”Ouvir”] Vários projetos de lei (PLs), lidos em primeira discussão, tomaram a maior parte da Ordem do Dia na retomada das sessões plenárias da Câmara de Macaé, nesta terça-feira (3). Foi o caso do PL 29/2021, de Rafael Amorim (PDT), que proíbe carroças e charretes no perímetro urbano. “Estamos coibindo os maus-tratos a esses animais”. As iniciativas lidas seguem para as comissões e podem receber emendas, antes de voltarem ao plenário para votação.
Outro foi o PL 53/2021, de Reginaldo do Hospital (Podemos) e Professor Michel (Patriota), que cria um centro de diagnóstico e tratamento da fibromialgia e lúpus. “Essas pessoas precisam de uma equipe multidisciplinar com profissionais como médico, fisioterapeuta e psicólogo”, explicou Reginaldo. Já Tico Jardim (Pros) apresentou o PL 61/2021 para substituir pontes de madeiras, e proibir a construção de novas com esse material.
Na sessão também foram aprovados requerimentos, como o do presidente Cesinha (Pros), que solicita ao Executivo informações sobre a possibilidade de implantação do Projeto Rede Cegonha, para apoio à mulher na gestação, parto, pós-parto, no desenvolvimento da criança até dois anos. “Queremos evitar a mortalidade materna e infantil”, defendeu.
Críticas à Saúde
As proposições sobre saúde geraram debate sobre o atendimento à população. Diversos vereadores criticaram ações, como a vacinação para a Covid-19, a não realização de cirurgias eletivas, falta de remédios e insumos, e atendimento deficiente à Região Serrana.
Quanto à campanha de imunização, abordada por Iza Vicente (Rede), a falta de apoio, com lanche e água para voluntários na Cidade Universitária, teve resposta do líder do governo Guto Garcia (PDT). “Entramos em contato com a secretaria e será providenciado”.
Paulista toma posse
Nesta terça-feira (4), às 9h, será empossado Elias Jorge de Souza, mais conhecido como Paulista. Ele é o primeiro suplente do Podemos e ocupará a cadeira de Thales Coutinho, que faleceu em decorrência da Covid-19 no último mês. [/responsivevoice]

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.