♿ Acessibilidade:
Degradê com CSS
Degradê com CSS

Macaé +20 finaliza terceira etapa ouvindo a população na Câmara

Cidadãos podem contribuir com o planejamento estratégico da cidade até o fim do ano (Foto: Ivana Gravina)

A apresentação do planejamento estratégico para os próximos 20 anos de Macaé, coordenada pelo Escritório de Gestão, Indicadores e Metas (Egim), aconteceu na noite desta quarta-feira (10), na Câmara Municipal de Macaé. O trabalho intersetorial e colaborativo entre as secretarias de governo, academia, sociedade civil organizada e população levou cerca de dois anos e meio e culminou na audiência pública do programa Macaé +20, presidida pela vereadora Dra. Mayara Rezende (Republicanos).

O responsável pelo Egim, Rômulo Campos, informou que o trabalho foi dividido em três etapas e reunido em ‘cadernos’, que irão nortear as ações do poder público de agora até 2045. “Nos baseamos em dados, pesquisas e na experiência de cidades como Niterói, São Paulo e Maringá, que já fazem planejamento integrado de longo prazo. Também contamos com a expertise de instituições como a UFF e a UFRJ, entre outras, além da participação da população”.

Rômulo frisou que quem ainda quiser contribuir com críticas e sugestões para o programa Macaé+20 pode fazê-lo até o dia 30 de dezembro de 2025. Após essa data, os dados serão compilados e entregues ao Executivo, junto do plano, no início de 2026. “Vamos receber as contribuições no Egim, dentro de seis áreas do planejamento urbano”. São elas: Ambientalmente Sustentável e Resiliente; Econômica, empreendedora e inovadora; Escolarizada; Organizada e funcional; Saudável, social e inclusiva; Segura, integrada e inteligente. O endereço do Egim é Avenida Presidente Sodré, 466 – 1º andar (Cealo), Centro. O e-mail é egim@macae.rj.gov.br.

O secretário de Planejamento e Gestão, Wagner Motta, lembrou que, mesmo durante o desenvolvimento do plano, ele já serviu para nortear o Plano Plurianual (PPA) e a Lei Orçamentária Anual (LOA), aprovados esta semana no Legislativo. “É uma gestão estratégica contínua, que identifica desafios e propõe soluções para o crescimento ordenado, e está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para promover a qualidade de vida da população”.

Empenho de longo prazo

O vereador Marvel Maillet (PV) quis saber se haverá algum apoio técnico para os secretários e servidores das pastas do governo municipal aplicarem os seus respectivos orçamentos da forma correta. “Sabemos que a gestão do prefeito Welberth Rezende (Cidadania) é diferenciada, o que possibilitou a elaboração desse planejamento estratégico integrado. Mas como garantir a continuidade desse programa nas próximas gestões?”.

A resposta foi dada pelo coordenador do Programa Macaé +20, Felipe Loureiro. “Vamos monitorar indicadores, produzir relatórios e capacitar os servidores”. O professor da UFF, Juliano Alves, responsável pela primeira etapa do programa, ressaltou que a Câmara também pode ajudar, fiscalizando o alinhamento do orçamento e do PPA ao Macaé +20, assim como o cumprimento das metas estabelecidas no programa. “Precisamos fazer um pacto social, um compromisso coletivo para conhecer, fiscalizar e cobrar a aplicação do plano, garantindo a continuidade desse trabalho nas próximas gestões”.

Participação popular

O evento contou também com a presença dos cidadãos, que fizeram perguntas sobre saúde, educação, qualificação profissional, meio ambiente e mobilidade urbana. A moradora do Frade, Rosane do Nascimento, indagou sobre a inclusão da Serra Macaense no oferecimento de serviços básicos de saúde e infraestrutura, por exemplo. “Há apenas um carro para atender todas as demandas da saúde mental na Serra”. Rosane ainda reclamou do precário estado dos banheiros nos terminais de ônibus.  

A vereadora Dra. Mayara Rezende informou ter feito requerimento sobre a frota de veículos da Saúde na Serra, assim como a informatização da marcação de consultas médicas, trazida por outro participante. “Estamos realizando visitas e propondo ações a fim de resolver esses problemas”.

Rosana Trindade pediu informações sobre a Lagoa de Imboassica e sua inclusão no Macaé +20. A professora da UFRJ e responsável pela segunda etapa do projeto, Gisele Barbosa, informou que, além do tratamento do esgoto despejado no local, está sendo proposta a colocação de jardins filtrantes nos canais de acesso à Lagoa. “A ideia é melhorar a qualidade da água. Para isso, pensamos também na criação de um parque ambiental, voltado para a pesquisa e educação sustentável”.

Já outra cidadã, Maiara de Jesus, questionou sobre a existência de projetos para a Linha Azul. “’É um acidente atrás do outro. Falta sinalização, radares de velocidade, contenção, semáforo, travessia de pedestres”. A resposta foi positiva ao questionamento, embora ainda não haja um cronograma definido para a via.

Assista a íntegra da audiência pública e saiba mais sobre o Macaé +20.

Galeria de Fotos

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.