Macaé terá agência reguladora de saneamento básico

Diniz explicou que entidade terá cinco conselheiros (Foto: Tiago Ferreira)

Foi aprovada na sessão desta quarta-feira (27), na Câmara Municipal de Macaé, a criação de uma agência reguladora de saneamento básico. O Projeto de Lei Complementar (PLC) 01/2024 é de autoria do Executivo que, a partir do funcionamento da nova autarquia, terá mais independência para fiscalizar os contratos e a execução dos serviços. O PL, que tramitou em regime de urgência, segue para a sanção do prefeito Welberth Rezende (Cidadania).

O líder do governo no Legislativo, Luciano Diniz (Cidadania), explicou que o lixo também está entre os serviços que devem ser regulados pela agência. “É uma inovação do governo municipal e funcionará com cinco conselheiros. Eles terão autonomia para cobrar a efetividade dos serviços prestados à população macaense”, disse.

O presidente da Câmara, Cesinha (Solidariedade), lembrou os imbróglios envolvendo a Parceria Público-Privada (PPP) com a BRK Ambiental e o longo caminho que o município vem percorrendo para que o saneamento esteja disponível para a população. “Hoje, a prefeitura não pode fazer nada com relação ao serviço realizado ou não pela concessionária. Agora, isso vai mudar. Será possível notificar e multar a concessionária”.

Amaro Luiz (PTRB) acrescentou que a iniciativa vai melhorar a fiscalização dos contratos futuros, mas não a dos já firmados. Edson Chiquini (PSD) destacou o equilíbrio econômico que poderá ser alcançado em uma gestão mais eficiente. Reginaldo do Hospital (Podemos) também discursou favorável à medida.

Últimas Notícias

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.