O coordenador de Educação para o Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana, Leandro Aracati, falou sobre o Maio Amarelo, no Grande Expediente desta terça-feira (15) na Câmara de Macaé. “Consumo de álcool, alta velocidade e uso do telefone ao volante geram 90% das colisões”, afirmou. O convite foi do Professor Michel (Cidadania), que preside a Comissão de Transporte da Casa.
Aracati também apresentou as atividades previstas para o Maio Amarelo 2025, totalizando 77 ações, como distribuição de materiais educativos em instituições, blitzes de conscientização, palestras em empresas e escolas, e simulações de acidentes. Ao final da fala de Leandro, Michel comentou: “As políticas públicas para o trânsito têm impactado muito positivamente o nosso município”.
De acordo com o coordenador, a desatenção causa grande parte dos acidentes. “Ninguém espera sair do carro para mandar uma mensagem no telefone”. Ele citou características do crescimento da cidade, como as 26,5 mil empresas, sendo 2.827 ligadas ao segmento de petróleo e gás. “São 246 mil habitantes e 137 mil veículos. Não há como preparar ruas e estradas para absorver esse progresso”.
“É preciso desacelerar. As pessoas estão viciadas em aceleração, em procurar atalhos pra chegar mais rápido e ir pelo acostamento para levar vantagem sobre os outros”. Ele ainda informou que em 2023 Macaé teve 1.754 acidentes, com 38 mortes e, no ano passado, 2.395 colisões, que mataram 56 pessoas. “Nada mata mais entre 18 e 39 anos em todo o mundo”.
Deixando o cargo
Na ocasião, Leandro anunciou que não exercerá mais a função. “Dediquei-me quatro anos, com uma equipe de quatros pessoas. Tudo que fazemos não arranha nem a superfície do problema. Estou com muitos problemas de saúde. Tive um enfarte e estou com o pai no hospital”, justificou.
Michel lamentou e respondeu: “Vou me ombrear com você para que possamos continuar esse serviço essencial para a população”. O líder do governo Cesinha (Cidadania) elogiou o trabalho do gestor. “A interrupção seria uma perda muito grande. Certamente, o prefeito Welberth Rezende (Cidadania) vai reavaliar a situação para que você possa continuar seu excelente trabalho”.