Moradores do Lagomar pedem maior atenção do governo para o bairro

Amaro agradece participação dos moradores (Foto: Tiago Ferreira)

Mesmo sendo um dos maiores bairros de Macaé, o Lagomar ainda enfrenta problemas básicos, principalmente no abastecimento de água. Esse foi um dos temas questionados pelos moradores, neste sábado (11), na Câmara Itinerante. O projeto do Legislativo de Macaé foi solicitado por Amaro Luiz (PRTB) e contou com representantes do Executivo.

Amaro enfatizou que a prefeitura tem se esforçado para que a água chegue em todas as casas. “Esse é um problema do governo estadual. Há anos, aguardamos que a Cedae faça os investimentos necessários, pois nosso objetivo é que os cidadãos vivam com dignidade”, disse.

Para o presidente Cesinha (Solidariedade), a Câmara Itinerante reforça a participação popular nas decisões do governo. “A gente sabe que, muitas vezes, não é possível estar presente nos eventos do Legislativo que acontecem durante a semana. Por isso, fico feliz em ver tantas pessoas nesta manhã. Vamos acompanhar de perto todas as cobranças feitas.”

Rond Macaé (Patriota) e Edson Chiquini (PSD) também estiveram presentes, além de equipes das secretarias de Habitação, Mobilidade Urbana, Saúde e Ordem Pública.

Abastecimento de água

Há 27 anos no bairro, Jorge Bastos chegou a ser presidente da associação de moradores e acredita que só haverá água no Lagomar quando for construída uma Estação de Tratamento de Água (ETA). “A gente lamenta por ser uma questão que até hoje não foi resolvida. Sou testemunha de que muitas melhorias aconteceram, mas esse serviço essencial não chega para as famílias.”

Saúde

Mãe de uma criança autista, Delvânia Alves Ferreira de Castro não escondeu a emoção durante a fala. Ela denunciou diversos problemas na rede pública de saúde. “As fraldas que a prefeitura entrega são de péssima qualidade. Faltam remédios e não conseguimos os tratamentos necessários. Espero mais do que uma propaganda bonita”

Um ponto positivo se deu quando o assunto foi a UPA do Lagomar. Com funcionamento 24 horas por dia, a unidade recebeu o reforço de pediatras há alguns meses e também passou a ser habilitada para receber recursos estaduais. Lideranças da comunidade pediram ampliação da Estratégia Saúde da Família (ESF), que hoje conta com quatro unidades.

Assista a íntegra da Câmara Itinerante:

Galeria de Fotos

Últimas Notícias

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Clique aqui para ter acesso à Resolução nº 1965/2016, que regulamenta a aplicação, no âmbito da Câmara Municipal de Macaé, da Lei Federal nº 12.527 e dá outras providências.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.