Na manhã deste sábado (27), a Câmara Itinerante chegou ao Visconde de Araújo, um dos bairros mais tradicionais de Macaé. Os parlamentares e os representantes do Executivo ouviram as reivindicações dos moradores sobre infraestrutura, acessibilidade, saúde e outros temas de interesse coletivo. A edição do programa foi solicitada pelo presidente Cesinha (Cidadania), que frisou o compromisso do Legislativo com o município.
“Esse projeto é do tamanho de Macaé. Sabemos que nem sempre é possível para a sociedade estar na Câmara e, por isso, iremos a todos os bairros e distritos”. O vereador ainda destacou os avanços nas obras de macrodrenagem para o Visconde de Araújo. “Mesmo sem ainda estarem concluídas, é possível ver que os alagamentos diminuíram bastante”, acrescentou.
Tico Jardim (Cidadania), Reginaldo do Hospital (União Brasil), Amaro Luiz (PV), Luiz Matos (Cidadania) também estiveram presentes, além de representantes da Saúde, Mobilidade Urbana, Saneamento Básico e Guarda Municipal.
Pedido dos moradores
Marcela de Oliveira falou sobre uma das principais vias do bairro. “Moro há 33 anos na Rua Coronel José de Lima, que está cheia de buracos e prejudicando muito os moradores, principalmente as pessoas com deficiência (PcD). Por conta de gestões passadas, aparecem documentos informando que lá já foi asfaltado várias vezes, o que não ocorreu. Peço que as autoridades olhem por nós.”
Servidora pública, Graciele Fernandes é PcD e reforçou os pedidos por melhorias na acessibilidade. “Passo por dificuldades e hoje me encontro trabalhando em home office, mas já tenho a preocupação de quando retornar ao presencial. É preciso pensar também nos espaços públicos.”
Já Marcelo Abreu de Oliveira citou problemas com o abastecimento de água. “É algo que acontece em toda a cidade. Eu defendo que o serviço seja municipalizado e não fique com a Cedae, mas também onde houve privatização o consumidor passou a pagar muito caro”, disse.
Resultados
Há duas semanas, o projeto do Legislativo esteve no Vale das Palmeiras. De acordo com Luiz Matos, os moradores já viram melhorias no local. “A ronda policial passou a circular com mais frequência e pedidos de mudança na linha de ônibus foram atendidos. São esses os resultados que buscamos”, frisou.