Paz no Trânsito: Maio Amarelo alerta sobre acidentes com motocicletas

Coordenador de educação para o trânsito informou que motociclistas estão envolvidos em 73% dos acidentes (Foto: Tiago Ferreira)

O diretor da Coordenadoria de Educação para o Trânsito, Leandro Aracati, ocupou o Grande Expediente da Câmara de Macaé, nesta terça-feira (30), a convite do presidente Cesinha (Cidadania). Ele falou sobre o Maio Amarelo, dedicado à conscientização sobre segurança no trânsito em todo o mundo. Segundo Leandro, os motociclistas são o principal alvo da campanha.

Com o tema “A paz no trânsito começa por você”, o Maio Amarelo faz um convite a todas as pessoas. “Temos que ter empatia pelos outros, quando estamos atrás do volante de um carro ou do guidão de uma moto”, disse Leandro, informando que circulam na cidade diariamente, de 48 a 54 mil veículos de todos os tipos. “Em 2022, foram 1.278 acidentes, com 28 mortos, entre os quais, 20 motociclistas, 18 deles com algum tipo de irregularidade, como falta de capacete, habilitação, ou proteções da moto inadequadas”.

Essas colisões são 73% do total no município. “A pandemia foi a oportunidade para muitas pessoas trabalharem como motoboys, a maioria sem habilitação. E até hoje, 35% dos condutores não são habilitados”. Perguntas de Iza Vicente (Rede) e Reginaldo do Hospital (União Brasil) levaram Leandro a apontar ações educativas.

A coordenadoria organizou um grupo de entregadores, cadastrados, com os quais são feitas reuniões, e no qual eles podem também expor riscos que sofrem para que haja prevenção. Três entidades de comerciantes e estabelecimentos contribuem com a iniciativa: “Além de orientar, estamos oferecendo uma remuneração a mais para aqueles que observam as normas de segurança”.

Cesinha frisou que a secretaria é a quarta mais importante da cidade e lamentou a interrupção de algumas políticas públicas. “Não é possível que se coloquem quebra-molas e depois não façam a sinalização. Mas reconhecemos, por exemplo, o retorno de blitzes para fiscalizar irregularidades das motocicletas”. Edson Chiquini (Cidadania) e George Jardim (PSDB) também fizeram perguntas que foram respondidas pelo coordenador.

Confira aqui a íntegra da sessão:

Últimas Notícias

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Clique aqui para ter acesso à Resolução nº 1965/2016, que regulamenta a aplicação, no âmbito da Câmara Municipal de Macaé, da Lei Federal nº 12.527 e dá outras providências.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.