Outubro Rosa: Um Olhar que Cuida, um Olhar que Transforma. Esse é o nome da mostra fotográfica aberta na tarde desta terça-feira (21), no Centro Cultural do Legislativo macaense, com uma roda de conversa. A exposição vai até o dia 31 deste mês. As fotografias são ampliações, colocadas na parte externa do prédio, com mulheres diagnosticadas com a doença.
A beleza e a coragem que expressam são como uma intervenção no espaço público e um apelo à sociedade. A autora das imagens é Cláudia Barreto. “Naquelas fotografias, elas compartilham o que estão vivendo e cobram da cidade o cuidado e a empatia que precisam e merecem”. A fotógrafa contou que as modelos conviveram três dias no estúdio. “Uma contou que costuma, todos os anos, ir a um local isolado ‘para chorar sozinha’, e então, outra a convidou para ir à sua casa e chorarem juntas”.
A exposição acontece desde 2014 e já se realizou em lugares como a Praça Veríssimo de Mello e Shopping Plaza. Segundo o diretor do Centro Cultural, Meynardo Rocha, a União Macaense Solidária no Combate ao Câncer de Mama (Unamama), que promove o evento, apenas solicitou o espaço para expor as fotos. “Pensamos que não podíamos perder a oportunidade de reunir essas mulheres para que nos contassem suas histórias, e propusemos a roda de conversa”.
A história de Sheila Campos é o exemplo de como órgãos públicos, sociedade organizada e iniciativas pessoais podem se entrelaçar para aliviar as vítimas. Ela conheceu outras pacientes no Polo Municipal de Apoio ao Paciente Oncológico, e criou um grupo de WhatsApp. Foi aí que soube da existência da Unamama. “Convidei no nosso grupo e quatro das nossas toparam ser fotografadas”.
Coragem para chorar e ter esperança
A vereadora Leandra Lopes (PT), voluntária da instituição, disse às participantes: “A coragem de vocês, ao se deixarem fotografar, transmitiu muito amor, registrado pelas lentes da Cláudia. Queremos estar com vocês e com todas as outras, que também precisam de um colo para chorar, mas também para ter esperança”. A sub-procuradora da Câmara, Hérica Vieira Almeida, esteve presente: “Vi em cada uma delas, nas fotos, um olhar de pessoas fortes e corajosas”.
Foi a segunda vez, no mesmo dia, que a Câmara acolheu a causa. Pela manhã, a presidente da Unamama, Jô Queiroz, esteve na sede atual, que fica no Horto. A fachada do prédio principal também ganhou iluminação cor-de-rosa para marcar o mês da campanha de conscientização contra o câncer de mama e de colo de útero.
Serviço:
Exposição Outubro Rosa: Um Olhar que Cuida, um Olhar que Transforma
Data: 22 a 31/10/2025
Local: Centro Cultural do Legislativo. Praça Gê Sardemberg, Avenida Rui Barbosa, 361. Centro.
Funcionamento: Expostas na parte externa do edifício, as imagens podem ser vistas durante as 24 horas do dia.